Portal de Cidadania

Igreja de Santa Maria Madalena

Igreja de Santa Maria Madalena

O ponto de interesse Igreja de Santa Maria Madalena encontra-se localizado na freguesia de Candedo no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, maneirista e tardo-barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente cobertas por falsa abóbada de berço, em estuque, e amplamente iluminada, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal terminada em frontão volutado, truncado por dupla sineira, rasgada por portal de verga recta flanqueado por pilastras toscanas que sustentam frontão semicircular de volutas interrompido por cartela e cruz e, superiormente, dois óculos. Fachadas laterais com cunhais apilastrados coroados por pináculos, rasgadas por janelas com molduras de capialço e portas travessas de verga recta. Interior com coro-alto, púlpito do lado do Evangelho, dois retábulos laterais revivalistas, capela lateral da Epístola com retábulo barroco, arco triunfal enquadrado por estrutura em talha, integrando os retábulos colaterais, tardo-barrocos, e retábulo-mor igualmente tardo-barroco, de planta recta e três eixos, de talha policroma e dourada.

Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo esta última, adossada à fachada lateral esquerda, sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas escalonadas em telhados de duas águas na igreja e de três na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, sobrepujadas por pináculos piramidais com remate esférico, assentes em plintos paralelepipédicos, percorridas por embasamento de cantaria regular e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirado simples. Fachada principal virada a O., e terminada, sobre entablamento de friso convexo, em frontão triangular de volutas truncado por dupla sineira, em cantaria, sobrelevada, com arcos de volta perfeita sobre pilares de almofadas côncavas, ambos com sino, rematada em cornija coroada por pináculos piramidais, sendo o central encimado por cruz latina decorada com símbolos da Paixão (coroa de espinhos e pregos). É rasgada por portal de verga recta, com várias molduras, ladeado por pilastras toscanas, com fuste de almofadado bastante pronunciado, sustentado entablamento, de friso convexo, e frontão semicircular de volutas interrompido por cartela circular, com data de 1739 inscrita, e cruz latina sobre cornija; no alinhamento das pilastras, encima o frontão dois pináculos piramidais galbados; lateralmente, junto ao entablamento da fachada, abrem-se dois óculos geminados com moldura formando interiormente voluta a meio. Sobre o entablamento, surge relógio circular mecânico, ao centro, em ferro, e, no tímpano, nicho interiormente concheado e albergando imagem sobre mísula, inserido em dupla moldura rectangular, assente em mísulas. Fachadas laterais semelhantes, a nave rasgada por duas janelas, com moldura de capialço, gradeadas, e, ao centro, portal de verga recta com moldura simples, e na lateral direita da capela-mor, duas outras janelas semelhantes; na fachada lateral esquerda, a sacristia é rasgada a O. por portal de verga recta e moldura simples. Fachada posterior da nave coroada por cruz latina, igual à da sineira, a da capela-mor cega, terminada em empena coroada por cruz latina, também com símbolos da Paixão (escadas, martelo, lança, corda, coroa de espinhos e pregos), e a da sacristia rasgada por fresta com moldura de capialço, com parte inferior entaipada e a superior gradeada. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, silhar de azulejos policromos industriais, com módulo de dois por dois, e terminadas em friso e cornija de cantaria, onde assenta a cobertura em falsa abóbada de berço, em alvenaria rebocada e pintada de branco; pavimento em soalho, na nave, e em lajes de cantaria, na capela-mor e sacristia. Coro-alto de madeira envernizada, sobre quatro mísulas de cantaria, com guarda em falsos balaústres rectilíneos, em madeira, acedido por escada de madeira disposta no lado da Epístola, de três lanços; do coro, parte uma outra escada para, através de alçapão, se aceder às sineiras. No sub-coro, guarda-vento em madeira, com portas de verga recta e bandeira envidraçada, inserindo ao centro cruz a azul; no lado do Evangelho, fica o baptistério, com armário de alfaias rectangular embutido, moldurado, e pia baptismal, com taça de gomos helicoidais. Portas travessas ladeadas por pia de água benta, gomeada, encimada por concha. No lado do Evangelho, possui púlpito de bacia quadrangular, moldurada, assente em consola, ornada com elementos fitomórficos, guarda em balaustrada de madeira, acedido por escada de cantaria, com guarda igual e arranque em pilar de cantaria terminado em enrolamento e assente em plinto. Segue-se retábulo lateral, em talha policroma e dourada, de planta recta e um eixo, ladeado por nicho de alfaias em arco de volta perfeita, moldurado. No lado da Epístola, confrontante ao púlpito, surge retábulo lateral, também de talha policroma e dourada, de planta recta e um eixo, seguido de capela com retábulo de planta côncava e um eixo, ladeado por nicho de alfaias igual ao do lado oposto. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, ambas com almofadas bastante pronunciadas, enquadrado por estrutura em talha policroma e dourada, integrando os retábulos colaterais, de estrutura igual, de planta recta e um eixo, definido por colunas de fuste pintado a marmoreado fingido a bege, adornado por concheados e palmetas, assentes em plintos paralelipipédicos, decorados com a mesma gramática e de capitéis coríntios; ao centro possuem painel pintado a azul celeste, enquadrado por concheados, e sobreposto por mísula, com base enrolada e concheada, sustentando imaginária, encimada por baldaquino de remate triangular, adornado com os mesmos motivos e concha central; o banco integra sacrário recortado, rematado em arco trilobado, com cornija encimada por concheados e com cruz a adornar a porta. Possuem altar tipo urna, decorado com cartelas assimétricas, com fragmentos e derivações de elementos vegetalistas, envolvendo elementos idênticos, também presentes nos costados. Os retábulos colaterais prolongam-se superiormente em fragmentos de frontão e de cornija, encimados por anjos de vulto, e, sobre o arco triunfal, apainelados decorados com concheados; ao centro possui nicho de perfil curvo, encimado por cornija contracurvada com concheados, interiormente pintado, representando o firmamento e resplendor e albergando imagem de Cristo crucificado, ladeado por dois anjos de vulto sobre mísulas volutadas, enquadrados por concheados. Na capela-mor, no lado do Evangelho, abre-se porta de verga recta para a sacristia, com moldura simples. Sobre o supedêneo, retábulo-mor em talha policroma e dourada, de planta recta e três eixos, definidos por quatro colunas de fuste pintado a marmoreado fingido a rosa, decorado com cartelas e concheados, assentes em plintos paralelepipédicos, com concheado em almofadas côncavas e de capitéis coríntios; ao centro, abre-se tribuna de perfil curvo e boca recortada e adornada por concheados, com cartela e concha na chave, interiormente pintada a azul celeste, com estrelas prateadas e tecto de caixotões, em talha dourada, com a mesma gramática; alberga trono expositivo, de quatro degraus, escalonados, de ângulos facetados, à excepção do primeiro, ornados nos ângulos e centro, sendo o último encimado por estrutura de volta perfeita formando glória de querubins, interiormente recortada, e com resplendor, ladeado por dois anjos tocheiros de vulto, policromos, assentes em mísulas, adornadas por elemento fitomórfico dourado. Nos eixos laterais surgem apainelados de linhas recortadas, pintados a azul celeste, sobrepostos por mísulas sustentando imaginária encimada por palmeta e baldaquino, coroado por elementos vegetalistas. Ático adaptado ao perfil da cobertura, composto por fragmentos de cornija inferiormente volutada e espaldar central rematado em enrolamento estilizado, decorado com cartela recortada sobreposta por resplendor e concha, ladeado por elementos fitomórficos e, no alinhamento das colunas centrais, anjos de vulto policromos, com palmas. Banco com apainelados de concheados, cartelas e elementos fitomórficos e, ao centro, sacrário tipo templete, com colunas coríntias, de terço inferior marcado, nos ângulos frontais, e pilastras adornadas de acantos, nos posteriores, que sustentam baldaquino, com lambrequim e aleta; tem porta adornada por custódia, ladeada por elementos vegetalistas e encimada por concha, que se estende pelo baldaquino, encimada por cúpula, coroada por duas pombas e crucifico. Sotobanco com portas de acesso à tribuna, decoradas com concheados, cartelas e elementos fitomórficos, e, ao centro, altar paralelepipédico, de frontal marcado por sanefa e sebastos, decorados com concheados e cartelas. Ao centro da capela-mor, altar tipo mesa, com pequeno saial recortado, decorado com palmetas e volutas, sobre colunas de fuste galbado, pintado a marmoreado fingido a rosa, adornado por acantos. Sacristia com lavabo composto por taça gomeada, bica em moldura circular gomeada, ladeado por pia de água benta e encimado por pequeno reservatório; sobre o arcaz, nicho em arco trilobado, sobre pilastras e albergando imaginária.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada e em cantaria aparente, com juntas tomadas a cimento; embasamento, pilastras, frontão, friso e cornija, molduras de vãos, pináculos, sineira, cruzes latinas, intradorso do arco triunfal, bacia, arranque e piso das escadas do púlpito, nichos de alfaias, pia baptismal e pia de água benta em cantaria de granito; pavimento em mármore; portas, caixilharia, guarda do púlpito, coro-alto, guarda-vento e escadas de acesso à sineira e mísulas em madeira; retábulos, altares e peanhas em talha policroma e dourada; silhares de azulejos industriais ao longo dos panos da capela; cobertura em telha de canudo.

Observações

A Igreja Paroquial é uma das maiores do concelho, realizando-se uma festa anual no dia 29 de Junho em honra de São Pedro. Segundo o padre Manuel da Costa, nas Memórias Paroquiais, de 2 de Março de 1758, a freguesia tinha uma capela dedicada a São Bento, no cimo de um monte, fora da povoação.