Arquitectura religiosa, maneirista, tardo-barroca e neoclássica. Igreja paroquial de planta longitudinal com nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente com tectos de madeira, em falsa abóbada de berço, e amplamente iluminada pelos vãos laterais e axiais, tendo sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachada principal terminada em empena, com cornija, com pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos piramidais; rasgada por portal de verga recta, encimado por óculo quadrilobado e ladeado por janelas jacentes. Restantes fachadas em alvenaria rebocada e pintada, as laterais com portas travessas e janelas de capialço na nave e janela de molduras simples na capela-mor. No interior, apresenta coro-alto, confessionários embutidos na parede, púlpito no lado do Evangelho, estruturas retabulares laterais revivalistas, retábulos colaterais neoclássicos, de planta recta e um eixo e retábulo-mor tardo barroca, de planta recta e três eixos.
Planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossada, na fachada lateral direita, torre sineira rectangular, parcialmente integrada na fachada principal, e, na lateral esquerda, sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, de uma na sacristia, e em coruchéu piramidal na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por pináculos piramidais, sobre plintos paralelepipédicos, com embasamento em cantaria regular e terminadas em friso e cornija moldurada, pintada de branco, e beiral. Fachada principal virada a O., em cantaria de aparelho irregular, com as juntas tomadas e pintadas de branco, terminada em empena com friso e cornija, coroada por cruz latina em cantaria, assente em plinto; é rasgada por portal de verga recta, com moldura simples, e porta de duas folhas almofadadas, pintada de verde, encimado por óculo quadrilobado, com moldura e vidro simples, e ladeado por duas janelas jacentes, com moldura de capialço. Torre sineira sensivelmente recuada, com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por plintos piramidais, de dois registos separados por friso e cornija, em cantaria de aparelho irregular, com as juntas tomadas e pintadas de branco, à excepção da fachada posterior, que é em alvenaria rebocada e pintada de branco; o primeiro registo possui lápide inscrita, e no segundo; abre-se, em cada uma das faces, sineira, em arco de volta perfeita, albergando sino, encimadas por relógio circular mecânico, terminando em empena moldurada. Fachadas laterais da nave rasgadas por portal de verga recta com moldura simples e fresta de capialço e, na lateral direita da capela-mor, janela rectangular, com moldura simples, gradeada; sacristia rasgada na fachada virada a O., por portal de igual modinatura e na posterior por janela rectangular jacente, de capialço, gradeada. Fachada posterior da nave terminada em empena, coroada por cruz latina, em cantaria, e a da capela-mor, de igual perfil, integrando painel de azulejos, ao centro, dedicado às Almas. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com silhares de azulejos policromos industriais, com módulo de dois por dois, antecedido por faixa em alvenaria, com pavimento em cantaria de granito e em soalho, e, na nave, com tecto em falsa abóbada de berço, em madeira envernizada. Coro-alto de madeira, com guarda de falsos balaústres, vazados, em madeira, acedido por porta de verga recta disposta no lado da Epístola através de escada desenvolvida no interior da caixa muraria, a qual liga também à torre sineira; ao centro, possui guarda-vento, em madeira, com portas de verga recta, com folhas e bandeira envidraçada. No sub-coro, do lado do Evangelho, surge pia baptismal, em granito polido, hemisférica, sobre base e pé quadrangular, rasgando-se lateralmente nicho de alfaias, em madeira. No seguimento da nave, dispõem-se lateralmente, confrontantes, quatro confessionários embutidos, de verga recta, moldura rematada por friso e cornija recta, com portas de madeira envernizada, recortadas ao centro de modo a formar cruz latina e nos cantos elementos fitomórficos. As portas travessas, de ambos os lados, possuem guarda-vento igual ao porta axial, ladeadas por pia de água benta, gomeada, encimada por nicho concheado, sendo o do lado do Evangelho, ainda ladeado pela bacia rectangular do púlpito, em granito, sobre mísula longilínea, tipo balaústre embutido, sustentando imaginária. No topo da nave, surgem lateralmente duas estruturas retabulares, em talha policroma, de planta recta e um eixo, assentes em duplo friso e cornija recta. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas, ambos com chanfro e com as juntas tomadas e pintadas de branco, encimado por medalhão oval pintado com representação de Santo André; é ladeado por dois retábulos colaterais, em talha policroma e dourada, postos de ângulo, de planta recta e um eixo. Na capela-mor sobre supedêneo, surge o retábulo-mor de talha policroma a azul, bege e dourada, de planta recta e três eixos, o central mais alto, definidos por quatro colunas torsas, de fuste decorado por pâmpanos e fénices, assentes em dupla ordens de plintos paralelepipédicos, os inferiores mais altos e com almofadas, e os superiores decoradas com acantos e querubins, e de capitel coríntio, sobrepujadas por urnas assentes em plintos; no eixo central abre-se tribuna, em arco de volta perfeita, com moldura pintada a marmoreado fingido a azul e frisos dourados, com fecho volutado sobreposto por querubim, cerrado por tela pintada com Nossa Senhora e São João, ladeando imagem de vulto do Crucificado, representando um Calvário; a tribuna é ladeada por dois frisos verticais, compostas de enrolamentos, palmetas, pâmpanos e fénices; nos eixos laterais, surgem apainelados pintados a bordeaux, moldurados, sobrepostos por mísulas, adornadas de palmetas, onde assenta imaginária; sobre o entablamento, decorado por acantos e querubins, desenvolve-se o ático, em espaldar curvo, com cartela circular vazia, envolvida por enrolamentos e acantos, terminada em cornija, encimada por acantos vazados, e ladeado por painéis, adaptados ao perfil da cobertura, decorados por putis e aves, envolvidos por palmetas e acantos; banco com apainelados de acantos e querubim central, integrando, ao centro, sacrário, tipo templete, delimitado por colunas, idênticas às do retábulo, terminado em entablamento, coroado por palmeta e enrolamentos, com porta bastante simples, decorada com cruz latina, ao centro; sotobanco, com painéis ornados de frisos dourados formando moldura; ao centro, tem altar paralelepipédico, com frontal decorado com conchas simétricas e concheados, marcando sanefa e sebastos, tendo ao centro cartela de concheados com coração inflamado. O retábulo é ladeado por painéis sobrepostos por mísulas, decoradas com motivos fitomórficos, sustentando imaginária. Mesa de altar, e atril com pernas em colunas torsas. Tecto da capela-mor em madeira, pintada em tons de rosa, verdes, castanhos, formando moldura recortada com medalhão central, com adoração da Custódia. Sacristia, com paredes em alvenaria rebocada e pintada de branco e tecto em madeira.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada, em cantaria de aparelho irregular, com as juntas tomadas e pintadas; embasamento, pilastras, friso e cornija, molduras de vãos, pináculos, torre sineira, cruz latina, arco triunfal, base do púlpito, pia baptismal, pias de água benta e pavimento em cantaria de granito; tecto da nave, portas, caixilharia, confessionários, coro-alto, guarda-ventos, e mísulas em madeira; retábulos, altares e mísulas em talha policroma e dourada; silhares de azulejos industriais; vidro fosco e simples nas janelas e guarda-ventos; cobertura em telha de canudo.
Observações
Segundo o padre António Gonçalves, nas Memórias Paroquiais, de 7 de Fevereiro de 1758, a freguesia de Jou tinha uma ermida de invocação a Santa Isabel, que ficava num alto fora da povoação.