Portal de Cidadania

Escola Primária n.º 2 de Murça

Escola Primária n.º 2 de Murça

O ponto de interesse Escola Primária n.º 2 de Murça encontra-se localizado na freguesia de Murça no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura educativa, do século 20. Escola primária do projecto-tipo Trás-os-Montes, de Rogério de Azevedo, de duas salas, térreas, rectangulares, dispostas em L, com fachada principal virada a E., tendo chanfro no cunhal esquerdo, onde tem chaminé saliente e sobrelevada, assente em mísulas, rasgada por portal em arco de volta perfeita, de moldura convexa e chave saliente, ladeado por três amplos vãos, interligados por friso de cantaria e painéis do mesmo material, esquema de vãos que se repete na fachada lateral esquerda. Na fachada posterior desenvolve-se recreio coberto, assente em pilares, onde se situam os sanitários. No interior vestíbulo com comunicação para as duas salas e para o recreio.

Planta rectangular irregular, composta por corpo frontal com um piso, correspondendo ao vestíbulo e às salas de aula dispostas em L, desenvolvendo na fachada posterior recreio coberto, rectangular. Volumes articulados, de desenvolvimento horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, excepto na lateral esquerda, com frestas de arejamento, e terminadas em cornija de betão sobreposta por beirada simples. Fachada principal, voltada a E., marcada sensivelmente ao centro pela porta principal, em arco de volta perfeita, de moldura convexa e chave bastante saliente, sobreposta por mastro da bandeira, e rasgada, do lado direito, por três amplos vãos rectangulares, de igual dimensão, moldurados a cantaria e interligados por friso inferior, tendo no meio painéis de cantaria, apresentando caixilharia de madeira, pintada de castanho; a porta é ladeada, à esquerda, por placa de mármore com a inscrição "ESCOLA PRIMÁRIA C.M.M.". À esquerda do portal desenvolve-se falso pano, que termina em empena e é cego; no cunhal forma ligeiro chanfro, o qual é sobreposto por chaminé saliente, sobrelevada, que arranca ao nível do peitoril das janelas e assenta sobre cornija e quatro mísulas de cantaria. Fachada lateral esquerda rasgada por três amplos vãos rectangulares, de dimensões e esquema igual aos da fachada principal. A fachada lateral direita termina em empena, de cornija, assimétrica, tendo sensivelmente a meio chaminé saliente, igualmente sobrelevada e assente sobre cornija e quatro mísulas de cantaria, definindo dois panos, o pano esquerdo cego e o direito rasgado por três janelas rectangulares jacentes, correspondentes aos sanitários e arrumos. Fachada posterior com recreio coberto, em alpendre apoiado em quatro pilares de cantaria, tendo, cada um dos lados, fechado por corpo que corresponde aos sanitários e arrumos, acedidos por porta de verga recta, sem molduras. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, vestíbulo central com saída para o recreio coberto e comunicação para as duas salas de aula, soalhadas.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada; peitoril, molduras dos vãos, embasamento, mísulas e outros elementos em cantaria de granito; portas e caixilharia em madeira; vidro simples e martelado; placa de betão; cobertura exterior de telha; grades e mastro da bandeira em ferro.

Observações