Arquitectura religiosa, do século 20 regionalista de feição nacionalista. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, tendo adossado à fachada lateral direita torre sineira e sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas, com embasamento de cantaria e terminadas em cornija sobreposta por beirada. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga recta com moldura de capialço e uma outra exterior piramidal, sobreposta por imagem do orago, e óculo. Nas fachadas laterais abrem-se grupos de frestas, na lateral direita, enquadrando portal de verga recta, e na posterior três frestas.
Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor facetada, tendo adossada à fachada lateral direita torre sineira quadrada e sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela, de três na sacristia e cúpula piramidal, de betão, na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, a principal e torre sineira percorrida por embasamento de cantaria, e as restantes com faixa pintada a cinzento, e terminada em cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal terminada em empena, coroada por cruz latina sobre acrotério e rasgada por portal de verga recta, de moldura em capialço, lateralmente com dupla moldura piramidal e superiormente formando pequena empena, sobreposta ao centro por mísula relevada sustentando imagem de São João, em pedra; encima o portal óculo circular, com moldura de capialço e vidros policromos. Torre sineira recuada da fachada, de dois registos marcados por friso, o inferior formando ângulo e revestido a cantaria com as juntas tomadas e pintadas de branco, e superiormente com denticulado relevado; no segundo registo abre-se, no topo, em três das faces, sineira em arco de volta perfeita, a da fachada principal albergando sino e encimada por relógio circular; remate em cornija de betão formando empena. Fachadas laterais rasgadas por dois grupos de três frestas longilíneas, sem moldura, na lateral direita mais afastadas e enquadrando portal de verga recta, moldurado; na lateral esquerda possui junto ao cunhal pilar sobrelevado à cobertura, coroado por pináculo piramidal. Sacristia com portal de verga recta de moldura pintada de cinzento e tendo na fachada lateral direita trífora de frestas. Fachada posterior rasgada em três dos panos por fresta mais larga, com capialço e sem moldura.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; betão; embasamento, pilar e pináculo, frisos, cornijas, molduras dos vãos em cantaria de granito; portas de madeira; vãos com vidros martelados e policromos; cobertura de telha.
Observações