Portal de Cidadania

Ponte e Calçada Romanas sobre o Rio Tinhela

Ponte e Calçada Romanas sobre o Rio Tinhela

O ponto de interesse Ponte e Calçada Romanas sobre o Rio Tinhela encontra-se localizado na freguesia de Murça no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Ponte medieval, de arco de perfil horizontal com um único arco de volta redonda. Antes da construção da Ponte Nova sobre o rio Tinhela em 1872 pelo ministério de Fontes Pereira de Melo, a Ponte Velha ou Ponte Romana era o único ponto de passagem naquele rio pela estrada Vila Real - Bragança. Conserva um extenso troço de calçada com lajes de granito nos acessos que descem a encosta a partir do Alto do Pópulo.

Ponte de perfil horizontal com um único arco de volta redonda, amplo e alto. Aduelas largas e regulares. Paramento dos encontros com cantaria de granito em fiadas baixas e regulares. Guardas em cantaria de granito. Pavimento em lajes irregulares de granito. A calçada prolonga-se num extenso troço nos caminhos de acesso à ponte. Na entrada do lado N. existem, insculpidas numa pedra de grandes dimensões, as armas da coroa com uma inscrição em maiúsculas (O.L.C.O.T.) e uma cruz voltada a O. Próximo pode ler-se uma outra inscrição, também em maiúsculas (M.O.M.A.S.B.-S.M.), e uma segunda com R.V., ao lado da qual tem a data 1841.

Materiais

Granito.

Observações

*1 - DOF: Estrada romana e ponte sobre o Rio Tinhela. É possivel que tenha sido antecedida por uma construção de época romana mas teve seguramente numerosos restauros profundos em épocas posteriores.