Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Noura

Igreja Paroquial de Noura

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Noura encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Noura e Palheiros no municipio de Murça e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, tardo-barroca e revivalista. Igreja Paroquial de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, interiormente com coberturas em falsa abóbada de berço e amplamente iluminado, com sacristia adossada à fachada lateral esquerda. Fachadas de cunhais apilastrados, coroados por pináculos e terminadas em friso e cornija. Fachada-torre, com esta a desenvolver-se para o interior da nave e a truncar o frontão triangular em que termina a fachada, rasgada por portal de verga abatida encimado por espaldar terminado em cornija contracurvado e óculo. Nas fachadas laterais rasgam-se janelas rectangulares molduradas e, na lateral direita, porta travessa, de verga abatida. No interior, possui coro-alto, dois confessionários embutidos na caixa muraria, púlpito no lado do Evangelho, dois retábulos colaterais e retábulo-mor revivalistas neobarrocos, em talha policroma e dourada, os primeiros de planta recta e um eixo e o último de três eixos.

Planta longitudinal composta de nave única, integrando torre sineira rectangular, e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo esta última, adossada à fachada lateral esquerda, sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia. Fachadas da igreja rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, sobrepujadas por pináculos esféricos, com remate em bico, assentes em plintos paralelepipédicos, percorridas por embasamento de cantaria e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples, e com empenas coroadas por cruzes latinas de cantaria, sobre plintos; as fachadas da sacristia são em cantaria, de aparelho regular, terminadas em cornija e beirada simples. Fachada principal virada a O., terminada em frontão truncado por torre sineira, em cantaria de aparelho regular, tendo em cada uma das faces, sineira, em arco de volta perfeita, albergando sino, coroada nos cunhais por pináculos piramidais e rematada por coruchéu piramidal truncado por plinto. É rasgada por portal de arco abatido, com moldura recortada lateralmente e rematada por cornija contracurvada, encimada por espaldar recortado em cantaria, terminado em friso e cornija contracurvada, e sobrepujada por óculo circular, de moldura simples, que intersecta a cornija inferior do frontão. Fachadas laterais da nave rasgadas por duas janelas rectilíneas, de moldura simples e gradeadas, e um portal, na lateral esquerda, de acesso ao coro-alto, de verga recta, precedida por escada adossada paralelamente à fachada, de um lanço, em cantaria de granito e corrimão de ferro, no vão do qual se abre uma outra porta de verga recta, e na fachada direita porta travessa, de verga abatida com moldura rematada por cornija contracurvada; sacrista rasgada a O. por portal de verga recta e a E. por fresta com moldura de capialço, e fachada lateral direita da capela-mor com janela rectangular, de moldura simples e gradeada. Fachada posterior cega e termina em empena. No INTERIOR, nave com paredes rebocadas e pintadas de branco, terminadas em friso e cornija de granito, pavimento em cantaria e cobertura em falsa abóbada de berço, com pintura policroma, formando falsos caixotões, decoradas com elementos fitomórficos e querubins e, ao centro, ampla cartela com representação do orago, sobre a glória, segurando livro e uma cruz. Coro-alto de madeira envernizada com guarda em balaustrada, acedido exteriormente pelo lado do Evangelho, e integrando ao centro o volume avançado da torre sineira. No lado do Evangelho, abre-se, no sub-coro, baptistério, com vão em arco de volta perfeita, em cantaria, albergando pia baptismal e possuindo lateralmente armário embutido quadrado. Lateralmente, abrem-se dois confessionários embutidos, em cantaria, de verga recta e moldura simples, actualmente sem porta. A meio, no lado do Evangelho, dispõe-se o púlpito, de bacia rectangular, em granito, moldurada, assente em consola volutada lateralmente ornada de flores, com guarda de balaústres tornedos em bola e de secções rectangulares, acedido por escada de pedra e guarda em balaustrada igual, e junto ao arco-triunfal, insere-se pia de água benta, gomada, em granito. Do lado da Epístola para além do confessionário, surge nicho de alfaias em granito. Arco-triunfal de volta perfeita, em granito, sobre pilastras toscanas, com vieira sobreposta na chave, ladeado por dois retábulos colaterais de talha policroma, em marmoreados fingidos a rosa, amarelo, verde e azul, e dourada, de estrutura igual e postos de ângulo. Capela-mor com paredes rebocadas e pintadas de branco, terminadas em friso e cornija de cantaria, pavimento em cantaria e cobertura em falsa abóbada de berço, com pintura policroma, representando, ao centro, o Sagrado Coração de Jesus e a Eucaristia, e, nos cantos, os quatro Evangelistas com os seus atributos: São Mateus e São Marcos, no lado do Evangelho, e São Lucas e São João, no da Epistola. No lado do Evangelho, abre-se porta para a sacristia, ladeada por pia de água benta em granito, decorada com motivos florais. Sobre o supedêneo, surge o retábulo-mor, de talha policroma a marmoreados fingidos a rosa, amarelo, verde e azul e dourado, de planta recta e três eixos, o central mais alto, definidos por quatro colunas de terço inferior marcado, assentes em dupla ordem de plintos, os superiores quadrangulares com florão dourado e os inferiores decorados com motivos fitomórficos, e com capitéis de inspiração coríntia, dourados; no eixo central, abre-se tribuna em arco de volta perfeita, com moldura fina recortada, encimada por fragmento de cornija e elementos vegetalistas e motivos fitomórficos vazados laterais, interiormente pintada de azul celeste e com trono expositivo de cinco degraus escalonados e de ângulos facetados, pintados a marmoreado fingido amarelo e verde, e decorado ao centro com motivos fitomórficos dourados, à excepção do primeiro, encimado por pequeno nicho, albergando imaginária; nos eixos laterais surgem mísulas, com base semicircular sustentando imaginária e fundo rectangular liso em azul celeste, que moldura a imagem. Ático em espaldar definido por pilastras, de fuste almofadado e sobreposto inferiormente por fragmentos de cornija sustentados pelas colunas interiores, e superiormente por elemento fitomórfico e acantos, terminado em frontão de lances, sobreposto por colchete, que se estende até ao remate da tribuna, e apainelados laterais, adaptados ao perfil da cobertura, ainda que deixando à vista um pouco da parede fundeira, em cantaria, decorados com concheados e terminados em cornija. Banco formando cartelas e integrando, ao centro, sacrário tipo templete, com volutas laterais, e terminado em cornija contracurvada rematada por cúpula, com balaustrada, encimada por albarrada, e porta decorada com o Sagrado Coração; no sotobanco, surgem lateralmente as portas de acesso à tribuna, ornadas com elementos vegetalistas e cornija volutada e, ao centro, altar tipo urna. Ao centro da capela-mor, altar tipo mesa, dourado, decorado com elementos fitomórficos, apresentando saial recortado e pernas em consola. Na sacristia, a flanquear a porta e integrando a moldura da mesma, surge lavabo em cantaria, com espaldar decorado por concha, com torneira central, e bacia em semicírculo côncavo.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; elementos estruturais, embasamento, pilastras, frontão, frisos e cornijas, molduras de vãos, pináculos, torre sineira, escadas exteriores, bacia e escada do púlpito, pavimento, baptistério, confessionários, pia baptismal, pias de água benta em cantaria de granito; portas, caixilharia, guarda do púlpito e do coro-alto em madeira; retábulos e altar em talha policroma e dourada; tectos em madeira pintada; gradeamento do adro em ferro; cobertura em telha de canudo.

Observações

A freguesia de Noura é também frequentemente chamada de Noira.