Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete Contreiras

Palacete Contreiras

O ponto de interesse Palacete Contreiras encontra-se localizado na freguesia de Santo António no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, eclética. Palacete de planta compacta, com cobertura em telhado a 4 águas e clarabóia, de 4 frentes pautadas pela abertura de vãos, estreitos, com emolduramento de cantaria, a ritmo regular. Apesar das alterações registadas ao nível do interior, este mantém a tipologia original em termos de circulação e distribuição da compartimentação interna, organizada em função de um espaço central directamente articulado com vestíbulo, em torno de qual se reconhece corredor de perímetro rectangular que assegura o acesso aos compartimentos, dispostos em redor dos 4 alçados. Circulação entre os pisos assegurada pelas 2 antigas escadasde serviço.

Planta trapezoidal, volumetria paralelepipédica, cobertura efectuada por telhado a 4 águas, perfuradas por janelas trapeiras e articulado com clarabóia. De 4 pisos (um deles ao nível da cobertura e outro parcialmente enterrado, apenas assinalado no alçado posterior), cunhais boleados em cantaria e superfície murária parcialmente revestida com placagem de cantaria em silharia fendida - piso térreo (alçado principal e lateral N.) - e em reboco pintado com abertura de vãos, predominantemente de verga recta, a ritmo regular. Alçado principal composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se destaca o axial, constituído como eixo de simetria da restante fachada e de tratamento diferenciado, piso térreo rasgado a eixo, por portal de verga destacada ligeiramente curva ladeado por 2 janelas de peito de verga recta destacada sendo o conjunto encimado, ao nível do andar nobre, por 3 janelas de sacada de verga recta destacada servidas por varanda comum, com guarda em ferro fundido. Nos corpos laterais, idêntidos entre si, abertura de portais nos respectivos extremos, articulados com janela de peito no piso térreo e sobrepujados por janelas de sacada de verga recta destacada guarnecidas por varandim. Alçado posterior precedido de muro ao nível do piso térreo, correspondente ao piso enterrado (*1) (que se prolonga ao alçado lateral S.). Apresenta-se compartimentado em 3 corpos separados por pilastras dos quais se destaca o central mais extenso, animado pela abertura de vãos de morfologia idêntica aos do alçado descrito - correspondentes a janelas de peito alternadas com janelas de sacada sobrepujadas por 3 janelas de sacada articuladas com varandas. O edifício é superiormente rematado por cornija, acima da qual se eleva platibanda em muro. INTERIOR: vestíbulo de planta rectangular articulado, por meio de lanço de escadas de cantaria, com zona central em plano sobrelevado, correspondente a auditório de planta rectangular (*2), em torno do qual se desenvolve corredor de circulação e de acesso aos compartimentos distribuídos ao longo dos 4 alçados - dos quais se distinguem os espaços do 1º andar, contíguos ao alçado principal e directamente comunicantes entre si. Os pisos articulam-se entre si através de 2 escadas de serviço localizadas nos extremos do auditório ( a N. e a S.).

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, tijolo burro

Observações

*1- convertido em piso, aquando das obras realizadas no edifício, no sentido de criar um 2º acesso pela Rua de S. Marçal. *2 - edificado na zona anteriormente correspondente à caixa da escadaria principal directamente iluminada por clarabóia.