Arquitectura de comunicação social, moderna. Edifício de linhas modernas e de um traçado sóbrio, fazendo uso dos novos materiais de construção. Foi o primeiro, em Portugal, a ser projectado de raiz para um jornal, de modo a responder às exigências funcionais do mesmo. A sua imagem no começo da avenida é marcante, dada pelo corpo cilíndrico saliente, revestido com mosaico cerâmico e pela decoração da fachada N. com motivos alusivos ao Diário de Notícias e à Imprensa. O emprego de técnicas e de materiais modernos permitiu certas soluções que deram expressão às grandes massas do edifício; assim, por meio do betão armado foi possivel conceber as grandes aberturas do r/c. Este edifício foi pioneiro na aplicação de isolamento acústico e anti-vibrátil. Existem no interior - hall e vestíbulo principal - frescos de Almeida Negreiros (grande Planisfério e 4 alegorias a Portugal e à Imprensa).
Planta rectangular existindo no seu interior vários pátios que lhe conferem um certo ritmo. Cave e 6 pisos. A fachada é na sua maior parte revestida a pedra aparelhada. Esta acusa uma composição sóbria, que é contrariada pelo corpo mais alto do edifício em forma de torre facetada e rasgada por janelas, coroado por um motivo luminoso em prisma hexagonal. 1º piso: rasgado por 2 portas encimadas por palas (a ala da porta que ladeia as montras serve de suporte a uma esfera armilar) e com grandes aberturas com função de montras. Registos seguintes: fachada rasgada por janelas simples ladeadas por um sistema de pilares e molduras que na cumeeira servem de suporte a uma consola, encimada por um letreiro luminoso. O edifício termina em terraço coberto - alpendrada. A fachada N. é decorada com um artístico cartaz alusivo ao Diário de Notícias e à Imprensa. A fachada posterior, de composição sóbria, é rasgada no 1º piso por várias portas e, nos seguintes, por janelas simples, sendo o alçado central mais elevado que os laterais, encimados estes por uma grade e o central por uma espécie de cornija arquitravada.
Materiais
Betão armado, alvenaria, cantaria de pedra, mosaico cerâmico, tubos de neón.
Observações
*1 - constitui uma Zona Especial de Proteção conjunta dos edifícios classificados da Avenida da Liberdade e área envolvente.