Arquitectura financeira, ecléctica. Edifício bancário de planta rectangular simples, evoluindo em seis pisos, o superior com mansarda, com as fachadas em disposição simétrica, tripartida, a partir de um eixo central saliente, com os vãos dispostos regularmente, mas de vários perfis, rectos, em arco de volta perfeita ou em arco em asa de cesto, ornados por profusa decoração em cantaria, de inspirações diversas, como o Barroco e a Arte Nova, esta visível particularmente nas guardas dos varandins, estabelecendo uma dicotomia entre uma composição clássica e a introdução de uma linguagem mais modernizada. Todos os andares são diferenciados pelas molduras, vãos, cornijas e frisos em cantaria.
Planta rectangular simples, de massa paralelepipédica e volume simples, de acentuada verticalidade, evoluindo em cinco pisos, com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com águas-furtadas. As fachadas que abrem para as vias públicas dividem-se em três panos, os laterais de extensão diferenciada nas duas fachadas, com o central a acentuar a zona de acesso ao edifício, pela volumetria destacada, composição saliente das varandas e pelo recurso aos ornamentos monumentais, colocados simetricamente; estão rebocadas e pintadas de verde, revestidas, no piso inferior, a cantaria de calcário, que forma as modinaturas dos vãos, em número de quatro na face S. e sete na face E., correspondentes a uma porta em cada fachada e amplas janelas, todas em arco abatido; os vãos estão flanqueados por falsas pilastras, largas e de arestas parcialmente biseladas e ornadas por almofada, tendo na base um segundo elemento almofadado, em ponta de diamante, e por cartela interrompida superiormente por enrolamentos, flanqueada por acantos e mísulas, que sustentam duplo friso, o superior reentrante e o inferior bastante largo e interrompido em arco recortado na zona dos vãos; o friso é encimado, na zona dos suportes por elementos escultóricos alternados: cartelas volutadas e com escudo, podendo reproduzir um caduceu estilizado, numa clara alusão a Mercúrio, e leões. As janelas estão protegidas por grades de ferro pintado de verde e decorado por volutas. O segundo piso possui janelas de peitoril rectilíneas nos panos laterais, com molduras salientes, em cantaria, no lintel e no peitoril, e uma em arco abatido nos panos centrais, protegido por pequeno guarda de ferro forjado, pintada de verde. O piso é percorrido por friso de cantaria, que se interrompe na zona dos vãos, encimado, nos cheios, por cartelas de enrolamentos, que sustentam um segundo friso, que o demarca do piso superior, o qual se eleva em ângulo sobre os vãos. Nos três pisos superiores e mansarda, o pano central torna-se saliente, com as arestas parcialmente biseladas, assente em duas amplas mísulas, decoradas por acantos e concheados, que arrancam do piso anterior; é composto por uma sucessão de vãos em asa de cesto e o superior em arco abatido, formando, sucessivamente, uma janela de varandim com guarda em colo de cisne, vazada por elementos lineares, dispostos de forma sinuosa, uma janela de varandim e uma luneta de peitoril com moldura múltipla, ambas com guardas vazadas, de ferro forjado, pintado de verde. São flanqueadas e rematadas por elementos fitomórficos e enrolamentos em cantaria e mísulas, surgindo, no topo do penúltimo vão, um frontão sem retorno e interrompido por figura antropomórfica e festão; a mansarda é rematada por cornija e por frontão angular e sem retorno, ornado por elementos vegetalistas e elmo estilizado. Os panos laterais têm um tratamento semelhante, variando no número de vãos. Assim, no terceiro piso, apresenta janelas de peitoril com molduras de cantaria no lintel e no peito, encimados por cartelas de acantos, inscritas em almofada, que forma o remate do vão inferior e adorna o pano de peito, flanqueadas por bustos femininos assentes em mísulas e em elemento entrelaçado. O piso imediato possui duplo friso contínuo, o inferior interrompido na zona dos vãos, em forma de janelas de peitoril em arco de volta perfeita, com peito de cantaria, e o superior alteando-se e criando a moldura dos mesmos, com fecho formado por elemento fitomórfico. O piso superior é formado por janelas de varandim, com guarda saliente, em forma de colo de cisne, semelhante à do pano central; nos cheios, surgem frisos de cantaria, assentes em pequenas mísulas e encimados por cartelas fitomórficas. O edifício remata em cornija, sobre a qual se erguem as águas furtadas, com mansardas em arco de volta perfeita e molduras de cantaria, protegidas por guarda comum, em ferro forjado e decoração vazada, sobre as quais surge a cornija da cimalha. Os vãos possuem caixilharias de madeira, pintadas de branco e verde, algumas com bandeiras, onde surgem os aparelhos exteriores de ar condicionado. INTERIOR com acesso através de vestíbulo rectangular a partir do qual desenvolve a escadaria conducente aos vários pisos e à caixa do elevador.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; modinaturas, frisos, embasamento, elementos decorativos em cantaria de calcário; guardas e grades em ferro forjado; caixilharias de madeira e janelas com vidro simples.
Observações