Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta centralizada simples, com raízes clássicas paladianas, com uma nave iluminada uniformemente por tribunas iluminantes, coberturas internas não diferenciadas em altura, com abóboda de berço na nave e de aresta na Capela-mor. Evidencia uma solução planimétrica contraditória, que surge com alguma frequência na arquitectura portuguesa da primeira metade de 700. A obtenção de uma planta centralizada - chanframento dos ângulos de um quadrado (de que resulta um octógono irregular) - apresenta-se contrariada pela marcação de um eixo longitudinal (definido pela presença axial da Capela-mor rectangular). Como sinais identificadores do arquitecto aponta-se um pequeno ornato ovalizado, em alto relevo, que aparece no tímpano do frontão das portas sob o ângulo da cimalha angular e como remate inferior das ilhargas de pedra das janelas da fachada principal *4.
Planta centralizada simples. A igreja organiza-se dentro de um octógono irregular - resultante do chanframento dos ângulos de um quadrado - ao qual se justapõe, no eixo da porta, o rectângulo da capela-mor e rectângulo do espaço de entrada sob o Coro-alto, tendo como resultante uma volumetria constituída por 3 paralelepípedos rectângulos justapostos, com coberturas a 2, 3 e 6 águas. Sem coincidência entre a planta exterior em rectângulo simples com um canto chanfrado e a interior em octógono. Fachadas em alvenaria de pedra rebocada e caiada, com cunhais e socos em pedra calcária, vãos com molduras em pedra recortadas só na fachada principal, caixilharia em madeira e com grades de protecção. Na fachada principal da igreja, orientada para SO., podem reconhecer-se 3 corpos, separados por pilastras salientes, sendo o central ligeiramente avançado em relação aos laterais, que se constituem como bases do lançamento de 2 torres, das quais apenas a do flanco S. se eleva para além do limite superior do corpo central. Verifica-se uma compartimentação do corpo central mediante pilastras lisas, observando-se nos panos de parede a abertura de 3 portas, coroadas sucessivamente por áticas, 3 janelas quadradas e 3 janelões rectangulares ao alto; a porta central tem maior dimensão e coroamento em frontão curvo; as portas laterais têm frontão triangular; o janelão central é de verga curva com remate superior angular e ornado; o emolduramento dos vãos que encimam a porta principal apresenta como remate das ilhargas das janelas laterais uma forma bilobada com desgaste acentuado. O corpo central é rematado por frontão triangular vazado por óculo iluminante e encimado por acrotério em pedra com cruz no topo. Os corpos laterais apresentam 2 janelas sobrepostas de duas folhas cada, com pequena sacada gradeada, com moldura em pedra e caixilharia em madeira. Acima da cornija, gárgulas em pedra e a torre sineira do lado direito, de secção quadrada, que apresenta 4 ventanas em arco de volta inteira com sinos holandeses, acima das quais uma cornija precede o coroamento bolboso encimado por esfera e cruz *1. A fachada lateral esquerda apresenta 5 corpos definidos por pilastras em cantaria, 3 registos tendo no 1.º três janelas, uma horizontal e duas verticais, e uma porta; no 2.º um braço de candeeiro em ferro forjado, seis janelas, 5 verticais (1 tipo fresta) e uma horizontal; no 3.º sete janelas, 4 verticais, 2 horizontal (tipo fresta) e um óculo circular. A fachada lateral direita organiza-se em 4 corpos definidos por pilastras de cantaria e 4 registos e tem fundação saliente formando banqueta. O corpo esquerdo corresponde à torre sineira com um janelão vertical ao nível do 1.º registo, uma fresta horizontal ao nível do 4.º registo e uma ventana na torre; o corpo seguinte apresenta 4 janelas verticais em cada registo; o corpo seguinte apresenta uma porta, seis janelas laterais junto às pilastras, três de cada lado, sobrepostas, e uma horizontal (tipo fresta) no topo a meio; o corpo seguinte apresenta num primeiro registo 2 pequenas janelas tipo fresta, uma vertical e outra horizontal; no 2.º registo um braço de candeeiro em ferro forjado, uma janela vertical e uma janela de sacada com grade de ferro; no 3.º registo uma janela vertical e uma janela de sacada com grade de ferro, encimado por estrutura em alvenaria tipo campanário. A fachada tardoz dá para uma escadaria pública e apresenta um balcão em ressalto sobre 4 grossos cachorros em pedra correspondente à zona traseira da Capela-mor; sob o balcão uma janela horizontal gradeada; um painel de azulejos de temática eucarística e legenda latina *2 está colocado na parede de topo NE. da capela-mor. INTERIOR: aparece logo à entrada do lado esquerdo, sob a antiga torre sineira, o espaço do anterior baptistério com tectos pintados em tons cinza e à direita um espaço quadrangular onde funciona o cartório. A nave da igreja apresenta num 1.º nível, 6 capelas em arco de volta inteira correspondendo a faces do octógono, possuindo cada uma com um lampadário pendente da parede superior, colunas coríntias lisas (Altar-mor, 1.º altar do lado esquerdo e o 1.º primeiro do lado direito) e torsas, friso boleado (com barriga) e ornado de folhas, com um lacrimal ornado de dentículos. As capelas possuem as seguintes invocações: Do lado do Evangelho (esquerdo) estão Nossa Senhora do Monte do Carmo com altar e guarnição em madeira pintada imitando mármore sendo as colunas laterais lisas, Nossa Senhora da Conceição com imagem de roca, altar de mármore com mosaicos florentinos na banqueta, medalhão em mármore de Sant´Ana e com guarnição de altar feita por colunas salomónicas em pedra, e o Senhor Jesus dos Aflitos com altar e guarnição de mármore tendo colunas salomónicas em mármore rosa da Arrábida com torcidos mais largos; do lado da Epístola (direito) estão São Domingos com altar e guarnições em madeira pintada imitando mármore sendo as colunas laterais lisas constituindo cópia do altar fronteiro (N. Sra. do Monte do Carmo), Santo António com altar e guarnição em madeira pintada imitando pedra constituindo cópia do altar fronteiro (de N. Sra. da Conceição) e Nossa Senhora das Dores com altar e guarnição em mármore também sendo cópia do altar fronteiro (Sr. Jesus dos Aflitos). Num 2.º nível apresenta 4 tribunas iluminantes que se abrem nas paredes, 2 à esquerda e 2 à direita, separadas por pilastras quebradas. Num 3.º nível apresenta mais 4 tribunas iluminantes, 2 de cada lado, limitadas por pilastras e animadas pela alternância de painéis de mármore emoldurados de grande dimensão que outrora deveriam conter telas ou frescos. Estas pilastras de ordem compósita têm, ao nível do 1.º piso, 8 caneluras e capitéis ornados com folhas de acanto bem desenhadas e de dimensão pouco usual. As paredes laterais são duplas formando um pequeno corredor lateral dos 2 lados da igreja. Teia de madeira, pintada imitando pedra, de formato octogonal que delimita o cadeiral da nave. Ainda no corpo da igreja, coro-alto, adossado ao muro SO., apoiado em pilares de secção quadrada, em cantaria, com acesso através de escadas laterais em pedra, de lanços opostos, adjacentes às torres. O tecto da nave apresenta uma pintura em grisalha sobre tela, simulando nervuras artesoadas rematadas por fecho. No intradorso dos pés-direitos do arco triunfal, são visíveis 2 púlpitos de planta circular, com base e baldaquino em cantaria e guarda-corpo fechado em madeira pintada fingindo pedra, com acesso através de escadas interiores em pedra a partir dos corredores laterais. Junto ao púlpito direito um pequeno órgão recente. A Capela-mor toda em mármore é dedicada ao Santíssimo Sacramento, tem junto ao púlpito esquerdo a pia baptismal em pedra levada do antigo baptistério e apresenta frontão contracurvado, com ornatos escultóricos de grande força e dinamismo; é coberta por abóbada de aresta com pinturas e iluminada por 2 óculos abertos acima da cornija nos muros laterais e nela merece menção o Altar-mor, com frontal e banqueta de embrechados de mármore polícromo; o vão aberto no retábulo é lateralmente delimitado por pares de colunas coríntias de fuste liso apoiadas em bases ricamente lavradas, de mármore rosa da Arrábida e alberga trono de talha dourada; o arco da Capela do Santíssimo Sacramento é guarnecido por festões floridos saindo do centro das volutas; uma cartela em forma de pendão estilizado, mais alta que larga, guarnece o tímpano do frontão das portas de acesso às sacristias (portas laterais da Capela-mor), com 2 remates laterais pendentes com 4 gotas cada, e encurvada lateralmente para o centro onde existe uma forma bilobada igual à da fachada principal no remate das ilhargas das janelas laterais superiores. Lateralmente ao Altar-mor existe do lado esquerdo uma pequena sala de planta triangular para arrumos e do lado direito a sacristia de planta rectangular. Por detrás do Altar-mor um balcão em ressalto com cobertura exterior a 3 águas. Acima do Altar-mor e da cornija, parcialmente assente sobre um frontão curvo quebrado, observa-se um grupo escultórico em mármore branco, constituído por uma representação de Cristo Crucificado ladeado por 2 anjos em adoração.
Materiais
Paredes em alvenaria mista rebocada e pintada de branco; elementos estruturais, cunhais, pilastras, molduras de vãos, embasamentos, frisos, cornijas, colunas, pias de água-benta, degraus do presbitério e supedâneo em pedra calcária e mármores; retábulos, nichos e elementos decorativos em talha dourada e policroma; cadeiral da nave e coro-alto em madeira; tectos em gesso simples ou decorado com pinturas; pavimentos em madeira e pedra; janelas com vidro simples; caixilharia de portas e janelas em madeira; silhares de azulejos; painéis com telas pintadas; cobertura exterior com telha cerâmica; ferragens de portas e janelas em ferro.
Observações
*1 - nos 4 cantos da torre sineira, rematando os cunhais de cantaria, existiram fogaréus hoje desaparecidos. *2 - a legenda do painel de azulejos, com representação da Eucaristia, tirada dos Salmos e datada de 1722, diz: "Adomino factv / m estistvd et estmira / billiat ocvlis nostris". *3 - na frontaria da Igreja caíram as 2 torres que tinha no frontispício e o remate deste, ficando a parede em pé mas muito instável. A parede do lado da Epístola caiu parte junto ao coro e a restante ficou em pé mas muito inclinada. A paróquia passou então para a desaparecida Ermida de Nossa Senhora do Rosário, junto ao Arco do Rosário no Terreiro do Trigo. *4 - o sinal é simétrico na horizontal, tem um rebordo duplo marcado e ondeante, é côncavo para o centro onde existe um pequeno botão circular. Outros sinais ou formas próprias são a pilastra em estípide (em forma de pirâmide invertida) e a faixa tipo "cinta de charuto", com círculo central, que se vê a nível de desenho, na cúpula da torre sineira.