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Casa de Santa Gertrudes

Casa de Santa Gertrudes

O ponto de interesse Casa de Santa Gertrudes encontra-se localizado na freguesia de Avenidas Novas no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura de transportes, revivalista. Antigas cocheiras transformadas em edifício residencial, como aconteceu por exemplo na Quinta da Regaleira em Sintra (PT031111110133) ou no antigo edifício das cavalariças de Santos Jorge no Estoril (PT031105040026). Planta em U irregular, fechado, com fachadas rebocadas de dois e três registos, com elementos definidores a cantaria. O remate em ameias e a introdução de torres e cubélos remete para a arquitectura militar medieval. A fenestração, muito variada, remete para a arquitectura românica e manuelina, neste último aspecto com grande notoriedade no relógio da torre. A introdução de uma banda lombarda e de uma loggia no primeiro registo da fachada principal demonstram a influência da arquitectura italiana. A grande torre do relógio sugere uma referência ao Palácio da Pena (PT031106320005). Abarca diferentes revivalismos, dentro de uma lógica romântica primando pelo seu carácter cenográfico e pitoresco.

Planta em U, fechado por muro, com corpo central sobrelevado, e alas laterais assimétricas, integradas no muro. Com torre de relógio, de secção octogonal, adossada no ângulo N, e anexo de planta rectangular adossado á esquerda da ala NO. Volumes articulados, de desenvolvimento horizontal e cobertura em terraço. Fachadas rebocadas, com embasamento em cantaria e remate com dupla banda lombarda, friso com pontas de diamante e ameias de perfil rectilíneo. Fenestração a ritmo regular, mas com tratamento de vãos muito diferenciado, tendo em comum o emolduramento a cantaria. Fachada principal da ala central, voltada a NE, abre-se para jardim fechado por muro, relvado, densamente arborizado, com árvores notáveis, lago polilobado e rede irregular de caminhos. A fachada articula-se em três panos. O pano central, de dois registos, enquadrado por duas torres de secção octogonal, rasgadas por seteiras, tem no primeiro piso grande janelão de volta perfeita e no segundo janela mainelada, com medalhão circular com a insígnia de Eugénio de Almeida no eixo superior. O pano esquerdo, de três registos, com cubelo assente em mísula no ângulo esquerdo ao nível do arranque do segundo registo. O primeiro registo aberto em loggia de arcos de cantaria, de volta-perfeita, de dupla arquivolta, lançados sobre colunas, cujo capitel apresenta cesto decorado por elementos trilobados. Dividindo os primeiros registos dupla banda lombarda, sobrepujada de friso ornado por pontas de diamante. No segundo registo cinco janelas de peitoril de volta-perfeita, com moldura de cantaria boleada. E no terceiro cinco óculos quadrilobados, inscritos em molduras circulares boleadas, alternando com pilastras assentes em mísulas, que ritmam o pano. O pano direito, de dois registos, com o primeiro quase integralmente coberto por hera, deixando ver apenas portão de vidro fumado, com moldura de alumínio. E segundo registo recuado, rasgado por cinco janelas de peito, de volta perfeita, com cornija curva contínua, interrompida apenas pela introdução de quatro pequenos cubélos sobre mísulas, que seccionam o pano. Adossando-se entre este corpo e a torre do relógio, elemento torreado de cantaria, com três registos e secção quadrangular, rematado por balaustrada, cujos acrotérios são sobrepujados por pináculos. Nas duas faces exentas, recebe janela, protegida por balaustrada, sendo no primeiro e segundo registo de volta perfeita com dupla arquivolta, e no terceiro trilobada, inscrita em arco de volta perfeita também de dupla arquivolta. A torre do relógio, rasgada por finas seteiras, com embasamento em cantaria e remate com ameias sobre consolas, recebe no topo novo elemento torreado de menores dimensões e secção circular, repetindo o mesmo remate. O relógio em cantaria, repete-se em quatro faces do octógono, emoldurado á maneira de janela manuelina, intercalando com seteiras de maiores dimensões, emolduradas em cantaria. A fachada posterior da ala central articula-se em três panos. Pano central, de dois registos separados por banda lombarda, emoldurado por torreões ameados, com embasamento em cantaria e rasgados por finas seteiras, tem no primeiro registo porta rasgada a pleno centro, com moldura de cantaria rematada por cornija curva, e no segundo registo janela de sacada, com balaustrada de cantaria, rematada por cornija curva, adornada por motivos fitomórficos. O pano esquerdo de dois registos, separados por banda lombarda e friso ornado por pontas de diamante, tem no primeiro registo (parcialmente coberto por hera) cinco óculos polilobados inscritos em molduras circulares e no segundo cinco janelas de peitoril de volta-perfeita, com cornija curva contínua, interrompida por pequenos cubélos assentes em mísulas que seccionam o pano. O pano direito tem três registos, separados por friso adornado por pontas de diamante sobre banda lombarda e friso simples. No primeiro registo, parcialmente coberto por hera, quatro janelas de peitoril de volta-perfeita, no segundo quatro janelas maineladas e no terceiro quatro óculos quadrilobados inscritos em moldura circular, intercalando com pilastras assentes em mísulas que ritmam o pano. Ala lateral SE. avançada em relação á ala central, com face interna articulada em dois corpos, o primeiro de dois registos com arco de passagem rasgado a pleno centro, sobrepujado por janela mainelada, com cornija curva, e sobre esta medalhão com a insígnia de Eugénio de Almeida, e cubélos sobre mísula nos ângulos superiores. Segundo corpo de um registo, rasgado por janela de perfil rebaixado, cobertura em terraço, acessível do corpo anterior, por porta de perfil rebaixado, rematada por cornija trilobada, com medalhão com a insígnia de Eugénio de Almeida sob o lóbulo central. A face posterior da ala SE. articula-se em três corpos, com o corpo central emoldurado por torreões, rasgado pelo arco de passagem, sobrepujado de janela mainelada com insígnia. Corpo esquerdo, de dois registos separados por dupla banda lombarda e friso ornado por pontas de diamante, rematado por cubelo assente em mísula, com uma janela de peito, de volta-perfeita por registo, nas faces NE. e SE.. Corpo direito de um registo, rasgado por janela de peito de perfil rebaixado na face SE e face voltada á rua, esta última enquadrada por dois cubélos assentes em mísulas. Ala lateral NO. na sequência da ala central, articula-se em dois corpos. Face interna da ala NO. de um registo, rasgada por três janelas de peito de perfil rebaixado, com o topo da ala enquadrado por cubelos assentes em mísulas e rasgado por porta de perfil rebaixado, rematada por cornija trilobada, com medalhão com a insígnia de Eugénio de Almeida no lóbulo central. Face posterior da ala NO. acusando os dois corpos, o primeiro de dois registos é rasgado por duas pequenas janelas de peito ás quais correspondem no registo superior dois óculos circulares. O segundo corpo, avançado, é cego na face posterior, rasgando-se na face voltada á rua janela de peitoril de perfil rebaixado e rematado nos ângulos por cubélos assentes em mísulas. INTERIOR: profundamente alterado, observando-se ainda o tecto original abobadado ao nível do primeiro piso. O interior da torre do relógio mantém-se, preenchido por escada em caracol, com degraus em cantaria de calcário e gradeamento de ferro forjado, albergando ainda o mecanismo do relógio.

Materiais

Estrutura de alvenaria mista rebocada; molduras de vãos, embasamento, frisos, cornijas, mísulas, consolas, colunas da loggia e torre quadrangular em cantaria de calcário; tijolo em friso; caixilharias em alumínio; fero forjado nos protões; calçada portuguesa em pavimento fronteiro á fachada principal.

Observações

*1 - originalmente a propriedade encontrava-se unida, formando um amplo conjunto com uma área total de 86000 m², conhecida como parque de Santa Gertrudes, onde se incluía o Palácio Vilalva (PT031106500563), ao qual as cocheiras pertenciam.