Casa unifamiliar oitocentista, de planta rectangular regular, de dois pisos, com águas-furtadas nas coberturas. Fachada principal de tratamento erudito, com janelas de verga recta, algumas de sacada, com guarda em ferro forjado. Esta remata em friso, cornija e platibanda cerâmica, em balaustrada de inspiração clássica, flanqueada por cunhais apilastrados e com os pisos divididos por friso de cantaria, numa clara aproximação à arquitectura de inspiração pombalina, onde não se esqueceram as mansardas. No lado direito, a garagem, de menores dimensões e com amplos arcos de volta perfeita, com fechos salientes.
Planta rectangular simples e regular, composta por dois corpos, um de um piso, correspondente à garagem, e o principal evoluindo em dois pisos, que acompanha o declive do terreno, de volumetria paralelepipédica simples com disposição horizontal e cobertura homogénea em telhado de duas águas no corpo principal, onde surgem águas-furtadas, e de duas águas no corpo mais baixo. Fachada principal virada a NE., percorrida por embasamento de cantaria, flanqueada por cunhais apilastrados e remate em friso, cornija e platibanda de balaústres cerâmicos ritmada por oito acrotérios sobre os quais assentam cinco bases em pedra (onde existiam elementos cerâmicos em forma de pinha *1, três das quais desaparecidas. Encontra-se dividida em dois panos, por pilastra toscana colossal e com dois registos separados por friso de cantaria, estando totalmente revestida a azulejo de padronagem industrial, com frisos do mesmo material. O pano do lado esquerdo possui cinco portas de verga recta, com molduras de cantaria, entaipadas a alvenaria de tijolo. No piso superior, cinco vãos entaipados, formando três janelas de peitoril rectilíneas e duas janelas de sacada, com bacia de cantaria e guarda vazada em ferro, formando elementos geométricos. O pano do lado direito tem ampla porta em arco abatido, com moldura de cantaria, encimado por duas janelas de varandim, com moldura de cantaria e guarda vazada metálica. No lado direito, o corpo de um piso da garagem, com amplo vão em arco abatido. Fachada lateral esquerda virada a SE., em empena, onde é visível a alvenaria mista e enxalços em tijolo, onde se verificam dois vãos rectilíneos, um deles entaipado. Fachada lateral direita, virada a NO., em empena cega. Fachada posterior marcada por vários vãos rectilíneos entaipados a alvenaria de tijolo, surgindo, sobre as coberturas, duas chaminés. O corpo da garagem é rasgado por vão em arco abatido com pedra de fecho saliente. INTERIOR não observado.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, parcialmente rebocada; frisos, pilastras, cornijas, sacadas e modinaturas em cantaria de calcário; entaipamentos em alvenaria de tijolo, cobertura em telha cerâmica; fachada principal revestida a azulejo industrial; guardas das sacadas em ferro fundido.
Observações
*1 - provavelmente seriam idênticos aos existentes no Palacete Oitocentista na Rua do Lumiar, n.º 142 - 146 (v. PT031106180982).