Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Castelo de Torres Novas

Castelo de Torres Novas

O ponto de interesse Castelo de Torres Novas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Torres Novas (São Pedro) no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Castelo de colina, gótico, de planta escudiforme, cortinas reforçadas por torres prismáticas; paramentos rectilíneos coroados por merlões quadrangulares; barbacã rodeando parte da cortina. Uma das torres viradas a N., com porta de traição, tem sido considerada a Torre de Menagem, embora volumetricamente não seja muito diferente das demais. A cerca, dentro da qual se desenvolveu a povoação e que determinou o seu urbanismo, prolongava-se para nascente do castelo, e era rasgada por portas, que permanecem na toponímia: o Arco do Vento e o Arco do Salvador, a N., o Arco da Praça e o Arco de Santa Maria a S.. A nivel epigráfico refira-se a ordinatio deficiente da inscrição comemorativa da conclusão da construção da muralha, com a diminuição do módulo da letra na última linha, e a referência ao mestre pedreiro da obra, Estêvão Domingues, que provavelmente terá sido o redactor da minuta do texto e o gravador do mesmo na lápide.

Planta poligonal, escudiforme, com 10 torres de planta quadrangular, encostadas ao pano exterior da muralha. Paredes rectilíneas com adarve envolvente, reforçadas por cubelos prismáticos, com merlões quadrangulares em remate, assentes em afloramentos rochosos a NO. e O, envolvidos por barbacã a N. E. e S.. O acesso principal faz-se do lado S., através de túnel rasgado sob as antigas casas do alcaide, ladeado pelo pano de uma torre nunca reconstruída; uma 2ª porta rasga-se do lado E., existindo ainda outra porta entaipada na face interna da cortina do mesmo lado; porta da traição rasgada numa das torres viradas a N., com acesso para o recinto por tunel abobadado, normalmente considerada como a Torre de Menagem. Da cerca restam troços de muralha, ladeando a R. de Trás-os-Muros, cercando a igreja do Salvador e correndo paralela à R. de Entre-Muros, separando fiadas de casas; resta também uma torre de planta quadrada, entre a igreja do Salvador e o Solar dos Mogos de Melo.

Materiais

Cantaria aparelhada; alvenaria argamassada.

Observações

O Castelo encontra-se aberto ao público das 09H00 às 17H00, sendo a entrada livre. * 1 - As duas portas da cortina E. abriam-se certamente para a cerca. *2 - O texto da inscrição era, segundo a transcrição das Memória Paroquiais de 1758, o seguinte: ERA CCCC XII (= ano de 1374) AOS II DE JANEIRO SE COMEÇOU ESTA OBRA LOURENÇO PERES DE SANTARÉM JUIZ POR EL R[EI]; tipo de letra: inicial capitular carolino-gótica; corresponde ao nº 649 do CEMP. *3 - Trata-se da inscrição comemorativa da conclusão da construção da muralha do castelo gravada numa lápide de formato poligonal (rectângulo com vértices superiores facetados originando seis faces) e moldura filetada simples; superfície epigráfica com algumas erosões; calcário; Dimensões: totais: 51x41x22; campo epigráfico: 42x32; Tipo de letra: inicial capitular carolino-gótica; Leitura: O MUI NOBRE REI DOM FERNANDO MANDOU FAZER ESTA OBRA A LOURENÇO PERES DE SANTAREM JUIZ POR EL E FOI ACABADA ERA DE MIL E IIIIc E CATORZE ANOS (=ano de 1376) E DESTA OBRA FOI MESTRE ESTEVÃO DOMINGUES PEDREIRO QUE ISTO FEZ E LAVROU; corresponde ao nº 655 do CEMP.