Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de Nossa Senhora do Pranto

Igreja de Nossa Senhora do Pranto

O ponto de interesse Igreja de Nossa Senhora do Pranto encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Olaia e Paço no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Igreja paroquial com fachada de pano único ladeada por pequena sineira na empena, a que recentemente se acrescentou galilé; interior com nave e capela-mor com tecto em madeira de 3 planos; espacialidade postridentina. Remate da capela-mor de perfil movimentado, de gosto barroco.

Planta longitudinal composta, nave e capela-mor justapostas, anexos a N.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado. Fachada principal virada a O., de pano único ladeado por cunhais apilastrados encimados por pináculos, empena angular com cruz no vértice; alpendre adossado antecedido por serliana; na parede sob o alpendre rasga-se portal axial com lintel arquitravado, abaixo da empena um óculo. Na fachada lateral N. os corpos adossados dos anexos vazados por porta e janelas de vergas rectas. Fachada lateral S. composta pelos corpos da nave e da capela-mor com cunhais apilastrados encimados por pináculos, a nave rasgada por porta de lintel arquitravado encimada por janela de verga recta, a capela-mor por janela moldurada de verga em arco segmentar. Fachada posterior enquadrada por cunhais apilastrados com remate de perfil contracurvado. INTERIOR - nave coberta por tecto em madeira de 3 planos longitudinais, coro alto em madeira sobre colunas toscanas; guarda-vento em vidro; silhar de azulejos de padrão polícromo neo-seiscentista, intercalados com alguns azulejos originais; no alçado N. o arco de acesso ao baptistério, um púlpito adossado com guardas de balaústres em madeira sobre uma base em cantaria, um retábulo de estilo nacional de madeira entalhada, que se repete do lado oposto; dos lados do arco triunfal 2 retábulos colaterais em talha dourada, recentes; arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas. Capela-mor com tecto em madeira de 3 planos longitudinais pintado com emblemas da Paixão, enquadrados por motivos florais; silhar de azulejos de padrão seiscentista; retábulo em talha dourada de estilo nacional aberto por tribuna, com trono recente. A sacristia, anexa à capela-mor, abre por porta rasgada do lado do Evangelho.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cantaria em molduras, arcos, pilastras e colunas. Telha cerâmica. Azulejos em revestimentos internos. Pavimento em cantaria.

Observações

Em 1758 a igreja ficava já isolada, mas em tempos estivera dentro da povoação do Paço; era filial da igreja do Salvador da vila de Torres Novas. Tinha 3 altares: o maior dedicado a Nossa Senhora do Pranto, com retábulo de madeira dourado, o altar colateral do Evangelho cujo orago era o Divino Espírito Santo, sede de irmandade, o colateral do lado da Epístola dedicado a Nossa Senhora do Rosário; neste altar existiam as imagens de Nossa Senhora do Rosário, de São Miguel, São Sebastião e São Brás. Em 1760 a freguesia tinha 168 fogos e 503 habitantes.