Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial com fachada de pano único enquadrada por torre sineira adossada ao alçado lateral, interior com 1 nave com tecto de madeira 3 planos, capela-mor abobadada. Esquema decorativo do portal de gosto tardo-barroco, cúpula bolbosa da torre sineira repetindo soluções tipológicas barrocas.
Planta longitudinal composta, nave e capela-mor de planta rectangular justaposta, a que se adossam anexos a N. e a S.. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal orienada a O. de pano único enquadrado por cunhais apilastrados encimados por pináculos, rematada por frontão triangular com cruz no vértice; portal axial com lintel arquitravado, enquadrado por painéis em cantaria com decoração geométrica; sobre o portal assenta janela com avental em cantaria e sobreverga em arco de pagode; na verga do portal a inscrição: "Ave Gratia Plena Dominus Tecum / Prior A. A. Dem. Refecit Anno 1789". A torre sineira, adossada a N., rasgada por ventanas de verga semicircular, é enquadrada por cunhais apilastrados encimados por pináculos e rematada por cúpula bolbosa. Na fachada lateral N., rasgada por janelas rectangulares, um anexo adossado. Na fachada lateral S. os corpos da nave e da capela-mor, com cunhais encimados por pináculos: a nave rasgada pela porta lateral e 2 janelas rectangulares, a capela-mor com anexo adossado, rasgado por janela de verga recta. INTERIOR: nave única com tecto em madeira de 3 planos longitudinais, coro alto em madeira sobre a porta principal, assente em colunas toscanas em pedra; no alçado N. o arco de acesso ao baptistério, o púlpito com guarda-voz, de caixa em madeira com balaústres apenas relevados, apoiada em mísula de pedra, o vão entaipado de uma janela e um altar em talha policromada e dourada tardo-barroca; no alçado S. e dos lados do arco triunfal retábulos idênticos; arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas, com altos pedestais. Na capela-mor, coberta por abóbada de berço redondo apoiada em cimalha moldurada, retábulo em pedra tardo-barroco.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cantaria em molduras, arcos, pilastras e colunas. Telha cerâmica. Pavimento em madeira e pedra.
Observações
(1) Em 1758 a igreja tinha 5 altares, o maior dedicado a Nossa Senhora da Conceição, com a sua imagem, sede da confraria do Santíssimo; um altar colateral do lado do Evangelho, dedicado a Nossa Senhora da Piedade, sede da confraria do Enterro; do mesmo lado, na parede da nave, o altar de Nossa Senhora do Rosário, com imagem de roca, sede de uma confraria do mesmo nome; o altar colateral da Epístola, dedicado ao Divino Espírito Santo, com confraria; o altar na parede da nave, dedicado às Almas, com a imagem do Cristo Crucificado e igualmente com confraria. À freguesia pertenciam 4 ermidas públicas: a de São João Baptista, no lugar de Pedrógão, com 3 altares: o maior, dedicado ao orago, sede das irmandades do Santíssimo e de São João Baptista, o do Evangelho a Santa Catarina, o da Epístola à Senhora Mãe dos Homens; a ermida de São Domingos, nas imediações de Alqueidão; no Vale da Serra a ermida de Santo António, com um único altar dedicado ao orago; a ermida de Nossa Senhora de Guadalupe no lugar de A do Freire, com um único altar do orago; na freguesia existia ainda uma ermida privada, devota de Santo António, no lugar de Pedrógão, com um só altar dedicado ao orago, instituída por Jorge de Sousa Alvim; o seu padroeiro em 1760 era António Tomás de Sousa, morgado de Pedrógão. (2) Em 1758 a freguesia tinha 249 fogos com 832 habitantes. A igreja era provida por concurso entre os priores de Torres Novas.