Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

O ponto de interesse Igreja de São Pedro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Torres Novas (São Pedro) no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Igreja paroquial gótica, barroca e rococó, de 3 naves com cobertura em madeira, capela-mor mais estreita e mais baixa com cobertura em abóbada; inicialmente a fachada principal tinha 2 torres sineiras. Gótico - 3 naves de 4 tramos separadas por arcos quebrados com pilares oitavados e capitéis simples moldurados; arca tumular com inscrições em caracteres góticos e as armas dos tumulados; barroco - fachada exterior da capela-mor, com o seu remate em frontão de volutas; portal lateral; rococó - portal interno poente.

Planta longitudinal composta pelos rectângulos da nave e da capela-mor justapostos; anexos a O, S. e N.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado. Fachada principal virada a S. composta pelos panos articulados da nave e da capela-mor, com cunhais apilastrados e sanca moldurada: o longo pano rectilíneo da nave, de 2 pisos vazados por 2 portais e 3 janelas rectangulares, ao qual se adossa, a poente, a torre sineira prismática rasgada por ventanas de verga redonda; o pano da capela-mor, vazado por porta e janela ferrada, a que se adossa o corpo da capela rasgado por porta; o portal principal da nave, de verga rectilínea e entablamento decorado com bicos de diamante, é sobrepujado por frontão triangular interrompido por cartela com a data de 1723 encimada pelo símbolo do orago: as chaves e a tiara papal; sobre o portal secundário, de verga arquitravada, uma lápide reza:"Louvado seja a Virgem Maria Mãe de Deus e Senhora Nossa concebida sem peccado original". Fachada poente com empena triangular, oculta pela torre sineira e pelo telhado do átrio. Fachada nascente rematada por frontão de volutas, intercalado por cruz e enquadrada lateralmente por pináculos sobre acrotérios. INTERIOR: 3 naves de 4 tramos, a central mais elevada, cobertas por tecto de madeira de 1 plano longitudinal e separadas por arcos quebrados apoiados em pilares octogonais, com capitéis moldurados; o coro alto em madeira e ferro sobrepõe-se ao portal com frontão em chaveta; pia de água-benta incorporada num dos pilares; capela baptismal com pia facetada dentro de arco redondo vazado na parede N.; um lambril em madeira percorre os 3 paramentos do corpo da nave; nas paredes dos lados do arco triunfal rasgam-se nichos de vão em arco quebrado; arco triunfal semicircular sobre pilastras dóricas. Capela-mor, mais baixa e estreita, com abóbada de berço; as paredes são integralmente cobertas por azulejos de tapete polícromo seiscentista, conjugando 3 diferentes padrões; na parede do lado da Epístola rasga-se a porta de acesso à antiga capela sepulcral da Santíssima Trindade, encimada pela pedra de armas de D. João Rodrigues Pimentel, mestre de Aviz e de sua mulher, nela sepultados; na parede oposta rasga-se a porta da sacristia, a que se sobrepõe um painel com a tiara e as chaves pontifícias; no altar-mor retábulo pintado rococó, centrado por tela figurando a Coroação da Virgem, com o símbolo do orago no tímpano do frontão em chaveta. Na capela sepulcral assinala-se apenas o túmulo em pedra encastrado na parede poente, com a lastra gravada com caracteres góticos e as armas relevadas dos tumulados.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cantaria em molduras e pilares. Telha cerâmica. Azulejos em revestimentos internos. Madeira em pavimento e silhar da nave, caixilhos e portadas.

Observações

(1) Na igreja de São Pedro realizaram-se 2 cortes: as primeiras em 30 de Agosto de 1380, nas quais foi jurado o contrato de casamento entre D. Beatriz, filha de D. Fernando, e D. Henrique, filho de D. João I de Castela; as segundas em 1525 convocadas por D. João III, para angariar fundos para o dote de sua irmã, a infanta D. Isabel, cujo casamento fora acordado com Carlos V. (2) Antes do terramoto de 1755 existiam na igreja 7 altares: o altar-mor, 4 altares do lado do Evangelho (o de Nossa Senhora da Conceição, o de São José, o das Almas e o do Senhor Jesus), 2 do lado da Epístola (o de Nossa Senhora da Soledade e o de São Bento). (3) Na capela-mor existe um carneiro, onde estão sepultados alguns dos priores da igreja.