Casa abastada urbana setecentista de 3 pisos, com portas e janelas de verga recta no piso térreo, a que se sobrepõem portas-janelas com lintéis arquitravados e brincos nas ombreiras, abrindo para balcões com guardas em ferro compostas por colunelos anelados, no piso nobre; janelas de peitoril no 3º piso. Inicialmente no rés do chão funcionavam as zonas de serviço, sendo os 2 pisos superiores reservados à habitação do proprietário; no piso nobre existiu em tempos um oratório.
Planta em "U", mostra volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhado; a fachada principal enquadrada por pilastras e cimalha moldurada, eleva-se em 3 pisos; no térreo 5 portas, uma delas enquadrada por frestas rectangulares; o piso nobre rasgado por 5 portas-janelas com balcões em ferro forjado e lintéis arquitravados, com florões nos tímpanos e brincos nas ombreiras, o 3º piso com 5 janelas com peitoril em ferro forjado, com vergas recortadas com florões nos tímpanos. O interior está hoje dividido entre as 2 proprietárias, fazendo-se a entrada pela fachada principal e por porta na Travessa do Lamego. Não foi possível o acesso ao interior.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada; metade do piso térreo revestido de placas cerâmicas. Cantaria em molduras. Telha cerâmica. Caixilhos e portadas em madeira.
Observações
(1) Este edifício faz parte de um conjunto assinalado no Regulamento do PDM da Câmara Municipal de Torres Novas da seguinte forma: "Edifícios nºs 2, 4, 6, 8 com pedra de armas e que foi quartel general de Massena em 1810/1811, edifícios nºs 16, 18, 20, 22, edifícios nºs 40, 42, 44, 46, 48 da Rua Miguel Bombarda". (2) No edifício existiu em tempos um oratório dedicado a Jesus Cristo, no primeiro andar.