Arquitectura religiosa, revivalista gótica. Capela de planta longitudinal simples com fachada principal rematada por frontão triangular, com pórtico inscrito em arco ogival ladeado por janelas circulares. Fachadas marcadas por cunhais de cantaria, firmadas por pináculos piramidais, as laterais rasgadas por arco de volta perfeita. Interior com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira e retábulo neogótico de três eixos.
Planta longitudinal simples, de espaço único, de massa horizontalizante e cobertura de telhado a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, rematadas por cornija e beiral, e com marcação dos cunhais em cantaria, encimados por pináculos piramidais. Fachada principal voltada a NE., com portal inscrito em arco ogival, com moldura de cantaria de granito, tendo no remate a data "1959" e com porta pintada de castanho com as saliências das almofadas destacadas a branco; é ladeado por duas janelas circulares em cantaria, com gradeamento de ferro pintado de castanho e com flor no centro, sublinhada a branco. Sobre as janelas, dois painéis de azulejo ovais monócromos, azul sobre fundo branco, o da esquerda a representar Santa Comba e o da direita com Nossa Senhora de Fátima. A fachada remata em frontão triangular delimitado por cornija, no qual se insere outro painel de azulejo a representar Nossa Senhora da Penha. As fachadas laterais são semelhantes, com frestas em arco de volta perfeita, com moldura de cantaria; fachada posterior cega e rematada por cruz latina sobre plinto no remate da empena. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura em falsa abóbada de berço em madeira pintada de azul, assente em cornija do mesmo material, e pavimento em marmorite. A iluminação processa-se através de duas frestas laterais, com vidro colorido formando cruz latina vermelha. Do lado da Epístola, existe uma lápide onde se lê: "ESTA CAPELA FOI MANDADA CONSTRUIR PELO SENHOR LUÍZ SILVESTRE ALVES E EXCELENTÍSSIMA ESPOSA D. LEONOR SOARES ALVES DEPOIS DE TEREM DUADO À FÁBRICA DA IGREJA DE SANTA COMBA O TERRENO ANEXO NO PONTIFICADO DE JOÃO XXIII SENDO BISPO DA DIOCESE D. JOÃO DA SILVA CAMPOS NEVES FOI BENZIDA E ABERTA AO CULTO NO DIAS 4-X-1959". A parede testeira é ocupada pelo retábulo de talha em branco, de madeira envernizada, sendo os ornatos, frisos e mísulas sublinhados por madeira mais escura; é de planta recta e três eixos, delimitados por pilastras, sendo o central destacado, enquadrado por colunas dóricas que sustentam o frontão ogival rematado por coração com enrolamentos fitomórficos; os eixos laterais rematam em cornija coroada por apontamento fitomórfico, ao centro, e possuem molduras ogivais frisadas que inscrevem mísulas contendo imaginária; banco marcado por sacrário ao centro; altar paralelepipédico com frontal flanqueado por colunas, ladeado por painéis com enrolamentos.
Materiais
Cantaria de granito; reboco nas fachadas exteriores e paredes interiores; madeira na porta, cobertura interna e retábulo; telha de aba e canudo na cobertura exterior e cumeeira; vidro simples nas janelas e colorido nas frestas laterais; ferro nas grades das janelas; marmorite no pavimento; azulejo monócromo azul sobre fundo branco nos painéis da fachada.
Observações