Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

O ponto de interesse Capela de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de Almendra no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, vernácula. Capela seiscentista de planta longitudinal composta por nave e capela-mor mais estreita. Fachada principal em empena truncada por sineira, rasgada por portal de verga recta, ladeado por duas janelas quadrangulares. Fachadas circunscritas por cunhais apilastrados, firmados por pináculos de bola, as laterais rasgadas por janelas rectangulares capialçadas na capela-mor e porta travessa de verga recta na lateral esquerda. Interior com parede testeira preenchida por retábulo-mor de talha em branco, do estilo nacional.

Planta longitudinal simples, com nave e capela-mor mais estreita, de massas horizontais e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento pintado de cinzento, circunscritas por cunhais apilastrados, com bases e com cornijas bastante salientes, firmados por pináculos piramidais com bola, e rematadas em cornija. A fachada principal, virada a O., remata em empena truncada por sineira de volta perfeita, coroada por cornija e cruz de tipo latino, de hastes lisas, colocada no eixo; é rasgada por portal central, de verga recta e moldurado, encimado por frontão triangular delimitado por molduras de cima reversa e, no tímpano, inscreve-se uma cartela ornamentada com um escudo onde está relevado o Chrismon; duas janelas quadrangulares molduradas e gradeadas ladeiam o portal. A fachada lateral N. possui porta de verga recta e janela rectangular, capialçada, na capela-mor. Na fachada lateral S. da capela-mor, inscreve-se uma janela do mesmo tipo da anterior. Fachada posterior cega, em empena com pequena cruz no vértice. INTERIOR rebocado e pintado de branco, pavimentado com lajedo de granito e coberturas em falsas abóbadas de berço, e madeira. No lado do Evangelho, uma capela dedicada a São Francisco foi rasgada na parede, em arco de volta perfeita, que enquadra painel com pinturas murais, imitando azulejos enxaquetados com cortinas que enquadram as imagens, tendo nas ilhargas pequenas rosas e, no forntal, também com drapeados e elementos geométricos. Do lado da Epístola, surge uma ara de altar granítica, onde se lê a inscrição "1908 / M.V.S.". Arco triunfal de volta perfeita, em cujas impostas, se lê: na esquerda, "ANNO" e, na direita, "1688", tendo vestígios de policromia com marmoreados fingidos. A capela-mor apresenta, sobre supedâneo de três degraus, a parede testeira preenchida por retábulo de talha em branco, de planta recta e três eixos, compostos por tribuna central e duas mísulas enquadradas por painéis rectsngulares lateralmente. Os eixos são marcados por colunas torsas com pâmpanos, que se prolongam em duas arquivoltas unidas no sentido do raio, criando sete painéis decorados com acantos, formando o ático; banco de madeira simples.

Materiais

Pedra: cantaria de granito na estrutura (rebocada), cunhais, pináculos, sineira, cruzes, molduras, frontão, pavimentos, ara de altar, arco triunfal; argamassa; madeira nas portas, retábulo-mor, imaginária e coberturas; telha de aba e canudo; vidro; alcatifa na capela-mor.

Observações