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Núcleo de Arte Rupestre da Canada do Inferno e Rego da Vide

Núcleo de Arte Rupestre da Canada do Inferno e Rego da Vide

O ponto de interesse Núcleo de Arte Rupestre da Canada do Inferno e Rego da Vide encontra-se localizado na freguesia de Vila Nova de Foz Côa no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre paleolítica ao ar livre. Gravuras incisas, abradidas, picotadas, obtidas por raspagem da superfície, ou combinando as várias técnicas, representando motivos essencialmente zoomórficos naturalistas e alguns raros motivos geométricos e abstractos, escalonando-se entre o Gravettense final - Solutrense inicial e o Magdalenense final. Arte rupestre moderna e contemporânea. Gravuras incisas e picotadas representando motivos religiosos, zoomórficos, antropomórficos e inscrições. A Canada do Inferno integra o maior conjunto de painéis gravados do complexo de arte rupestre da bacia do Côa contendo gravuras de todas as épocas de gravação do Paleolítico Superior (Gravettense final ao Magdalense final). A Rocha 1, apresenta toda esta longa estratigrafia figurativa tendo por isso servido aos investigadores, juntamente com a Rocha 3 da Penascosa (v. PT010914020027), a Rocha 2 de Piscos (v. PT010914100032) e a Rocha 1 da Quinta da Barca (v. PT010914040029) para a compreensao da evolução artística da arte rupestre paleolítica do Côa (BAPTISTA, 1999). O capríneo da Rocha 1 do Rego da Vide apresenta a picotagem interna imitando o M ventral com que costumam ser representados os cavalos datáveis do período Magdalenense.

Constituído por nove rochas de xisto, submersas, cujos painéis verticais serviram de suporte a gravuras picotadas. Destaca-se a Rocha 1, a mais importante da estação, que contém uma cabra, um bovídeo e um zoomorfo indeterminado. A cabra apresenta as patas anteriores e posteriores cruzadas, os cascos marcados e uma picotagem interna sugerindo pelagem. As Rochas 2 a 5, bem como a Rocha 8, apresentam gravuras contemporâneas, figurando comboios, barcos e animais, acompanhados nalguns casos de inscrições e datas. Nas restantes rochas foram gravados motivos zoomórficos picotados rudimentares ( ZILHÃO, 1997 ). O núcleo da Canada do Inferno integra o maior número de rochas por estação, trinta e seis, todas elas em xisto e com painéis verticais e sub-verticais, estando hoje na sua maioria submersas. Entre as rochas já estudadas e emersas, destacam-se as Rochas 1, 3, 14 e 15 enquanto entre as submersas se destaca a Rocha 11. Na Rocha 1, as gravuras concentram-se na parte superior do painel sobrepondo-se motivos filiformes e picotados. Sobre um conjunto de motivos filiformes, essencialmente auroques, um dos quais provavelmente com duas cabeças, foram gravados: uma cabra virada para a direita e um auroque virado à esquerda, posteriormente um grande auroque representado na vertical a que se sobrepõe um cavalo virado à direita com a marcação do sexo e com duas cabeças e finalmente foi gravada a última figura, um cavalo virado à direita. Na parte inferior da rocha um zoomorfo de duas cabeças apresenta-se truncado pela fractura da rocha. Na rocha 3 destaca-se um conjunto importante de zoomorfos filiformes sobrepostos: auroques, equídeos e um cervídeo. Na Rocha 11 avulta um conjunto de auroques gravados com traço abradido no sector central do painel. A rocha 14 é uma superfície de grandes dimensões que serviu de suporte à gravação de um variado conjunto de motivos zoomórficos entre os quais dois cavalos obtidos por picotagem e capríneos e cervídeos filiformes. Um dos capríneos, pequeno e de longas hastes, apresenta o interior da cabeça e corpo preenchido por traços moltiplos *2. Foram também aqui representados um peixe, um equídeo obtido pela raspagem da superfície, desta forma rebaixada e preenchida com traço moltiplo, e ainda vnrios sinais. A Rocha 15 apresenta algumas figuras zoomóficas de grandes dimensões nomeadamente dois auroques obtidos por picotagem que se sobrepõem a outros auroques filiformes ( BAPTISTA e GOMES, 1996; BAPTISTA, 1998 ). A Rocha 24 apresenta um grande número de motivos religiosos, cruzes e custódias, acompanhadas de inscrições e datações ( ex. custódia inscrita 1695 ) e motivos antropomórficos de feição moderna e contemporânea ( ZILHÃO, 1997 ).

Materiais

Não aplicável

Observações

*1 - primeiro núcleo com gravuras a ser detectado, a Rocha 1 da Canada do Inferno foi descoberta em 1992 por Nelson Rebanda no contexto do estudo de impacte ambiental que precederia a projectada barragem de aproveitamento hidroeléctrico das águas do Côa. As obras da barragem foram suspensas em 1995 e em Novembro desse ano o projecto foi abandonado. *2 - utilizado como símbolo do Parque Arqueológico Vale do Côa. *3 - terrenos pertença de diversos proprietários, encontrando-se o Parque Arqueológico Vale do Côa em processo negocial em ordem à sua aquisição.