Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Moinho de Água na Ribeira Teja

Moinho de Água na Ribeira Teja

O ponto de interesse Moinho de Água na Ribeira Teja encontra-se localizado na freguesia de Seixas no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura agrícola, vernácula. Moinho de água, de roda horizontal, de rodízio, accionado pela água, alimentado por levada a partir do açude*3. Edifício de planta ovalada, rasgado na fachada principal por porta, com dois pisos, o inferior com o sistema de produção de energia para a moagem, situada no piso superior.

Moinho de um só piso, implantado na margem da Ribeira, paralelo ao seu curso, parcialmente arruinado e sem cobertura. Apresenta construção extremamente rústica, formando volume único de pequenas dimensões*2 e feição ovalada, com um só vão na fachada voltada a S. As paredes arredondadas, são constituídas por aparelho irregular de blocos de granito assentes a seco, sem qualquer lógica planeadora, aproveitando em alguns pontos o afloramento como alicerce. O cabouco, parte inferior do moinho onde se situa o mecanismo motor, é construído com pedras escolhidas quase ao acaso, com excepção do acabamento de fecho no topo. A sua abertura, estabelece-se a partir de um simples rasgo, em forma triangular voltado a SO. A água é conduzida por levada constituída por lajes de granito e lançada no rodízio, aro de madeira com a aplicação de peças que recebem o impacto da água, as penas. Por baixo do entulho provocado pelo derrube dos muros são visíveis as mós graníticas e pias também de granito. Este moinho tinha duas mós, uma centeia (para moer garrobas, cevada e centeio) e outra alveira (para moer trigo).

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra (granito) com paramentos à vista, mós e levada de granito, estrutura de "moega" em madeira.

Observações

*1 - caminho de difícil acesso por meio de vegetação brava e intensa, apenas acessível a peões com vestuário e calçado apropriado. *2 - o último moleiro que aqui laborou, (Sr. Manuel Maria Ribeiro hoje com 82 anos), dormia, cozinhava e trabalhava neste pequeno espaço, ao lado existia um anexo onde guardava as bestas (machos) para o transporte dos cereais e farinhas. *3 - açudes são muros de pedra que servem para reter, elevar e desviar a água dos rios ou ribeiras, e para a conduzir, através da levada ao moinho; encontra-se a um nível mais elevado que o moinho, para que a água ganhe a energia necessária para movimentar o rodízio, permitindo também que os moinhos funcionassem em períodos de fraca pluviosidade.