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Igreja de São Lourenço

Igreja de São Lourenço

O ponto de interesse Igreja de São Lourenço encontra-se localizado na freguesia de Sebadelhe no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor ligeiramente mais baixa e estreita, ladeada por sacristias e campanário à esquerda da fachada principal, com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço de madeira, iluminada por janelas em arco abatido, rasgadas nas fachadas laterais. Fachada principal em frontão triangular, dividida em três panos, o central com os vãos rasgados em eixo, composto por porta e janelão, todos em arco abatido. Fachadas flanqueadas por cunhais apilastrados, encimados por pináculos, remates em friso e cornija, as laterais rasgadas por portas travessas, em arco abatido. Campanário de dois registos, divididos por cornija, tendo, no superior, duas sineiras de volta perfeita e remate em cornija, com acesso por escadas na face posterior. Interior com coro-alto de madeira, com baptistério rasgado na base do campanário, surgindo, no lado da Epístola, confessionários embutidos nas paredes. Arco triunfal de volta perfeita, flanqueado, de acesso à capela-mor com simples altar-mor.

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor ligeiramente mais estreita, ladeada por sacristias e campanário à esquerda da fachada principal, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas nas nave e capela-mor e a três águas nas sacristias. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados, firmados por fogaréus, e rematadas em friso e cornija na igreja e, nas sacristias, apenas em cornija, todos com as juntas pintadas de branco. A fachada principal, virada a NE., remata em frontão angular, alteado relativamente à cornija, com cruz latina no vértice, tendo a base curva, a penetrar no tímpano e a contornar a janela, sobre a qual se inscreve um elmo esférico, surgindo no mantelete a data "1801". Apresenta três panos divididos por pilastras, os laterais cegos e o central rasgado por portal de perfil contracurvado, com moldura recortada, ostentando uma pedra de fecho em forma de palmeta e brincos laterais; sobre o pórtico, um friso e cornija, onde assenta uma janela em arco abatido com dupla moldura, recortada superiormente e prolongando-se na zona inferior, formando falso avental em trapézio, a exterior decorada com concheado no fecho. Sobre os panos laterais, a cornija apresenta-se ligeiramente encurvada, pois recebe duas cartelas, rematadas inferiormente por carranca e encimadas por dois elmos; a do lado direito exibe a pedra de armas da família Donas Boto e a do pano esquerdo a inscrição: "ESTA OBRA MANDOU FAZER MIGUEL JERÓNIMO PINTO DONAS BOTO". No lado esquerdo, em plano ligeiramente recuado, surge o campanário, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo com as juntas pintadas de branco, tendo dois registos separados por cornija e escadas de acesso na face posterior; o inferior é cego, sendo o superior apresenta duas sineiras de volta perfeita e remate em cornija. A fachada lateral esquerda, virada a SE., é rasgada por porta travessa ladeada por duas janelas no corpo da nave e outra janela no da capela-mor, todas em arco abatido e remate em cornija, possuindo um avental. É marcada pelas escadas de acesso ao campanário e ao coro-alto, através de porta de verga recta. A fachada lateral direita, virada a NO., é semelhante, com porta travessa, ladeada por duas janelas, surgindo uma no corpo da capela-mor; a sacristia é rasgada por porta em arco abatido na face NE.. Fachada posterior em empena cega, alteada relativamente à cornija, rematada por plinto galbado com cruz latina de hastes rectas; no lado direito, o corpo da sacristia é rasgado por duas janelas em arco abatido, com moldura de cantaria, formando avental e remate em cornija. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco na nave e em alvenaria de granito aparente na capela-mor, com coberturas em falsas abóbadas de berço de madeira, formando caixotões lisos com molduras frisadas, a da nave com tirantes de metal e a da capela-mor assente em cornija de cantaria, e pavimentos em lajeado de granito. As janelas e as portas ganham interiormente perfis rectilíneos. Coro-alto de madeira com guarda torneada do mesmo material, com acesso por porta de verga recta do lado do Evangelho. O portal axial é protegido por guarda-vento de madeira com portas envidraçadas, ladeado por pia de água benta do lado da Epístola. No lado oposto, rasga-se, na base do campanário, o baptistério, marcado por arco de volta perfeita com moldura de cantaria, tendo, no interior, pia baptismal granítica, assente em pequena coluna e com a taça estriada. Confrontantes e embutidos nos paramentos da nave, quatro confessionários de vão recto, com molduras lisas de cantaria e postigos de madeira. A nave é rasgada por duas portas travessas, ladeadas por pias de água benta. Em cada lado da nave abrem-se, confrontantes, dois arcos de volta perfeita moldurados, com volumosa concha na pedra de fecho, albergando retábulos de talha policroma, dedicados a Nossa Senhora do Rosário e Arcanjo São Miguel, no lado do Evangelho, sendo os opostos dedicados a São Domingos e a Santa Catarina de Alexandria. O arco triunfal, de volta perfeita e assente em impostas salientes, ostenta no fecho um escudo real, parcialmente encoberto pela cobertura. A partir das impostas arrancam duas cornijas que se prolongam pela parede testeira da nave; no lado do Evangelho, o púlpito quadrangular, com guarda plena de madeira pintada de branco, tendo os frisos e ornatos sublinhados a dourado. Capela-mor com supedâneo de cinco degraus centrais, tendo, na parede testeira, parcialmente revestida com granito polido, a que se adossa o altar granítico, em forma de urna.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito, rebocada; cunhais, pilastras, frisos, cornijas, modinaturas, cruzes das empenas, brasões, pináculos, campanário e escadas de acesso ao mesmo, embasamento, pavimentos, pias baptismal e de água benta, arco triunfal, paredes interiores e cornijas internas (capela-mor e parede testeira da nave), colunas e banqueta na capela-mor em cantaria; revestimento na parede testeira em granito polido; portas, púlpito, retábulos laterais (em talha), coberturas interiores, coro-alto, confessionários, imaginária e guarda-vento de madeira; telas pintadas; grades das janelas, nos tirantes da cobertura da nave e na guarda das escadas de acesso ao campanário em ferro; janelas com vidro simples; juntas e empenas preenchidas a cimentos; coberturas exteriores em telha de marselha.

Observações

*1 - segundo a tradição local, o castelo teria sido construído sobre um castro, por ordem de D. Sancho I. *2 - a antiga Matriz de Sebadelhe localizava-se no Lugar do Campelinho e possuía estrutura de contrafortes a sustentar os arcos do telhado em diafragma. *3- Depois de alguns anos marcados pela indecisão, optou-se por um projecto totalmente novo, incluindo a localização (em local mais centrado), para o que a Universidade de Coimbra contribuiu com a fábrica da capela-mor, sacristia e metade do arco triunfal, bem como com o risco para o corpo da igreja. *4 - Miguel Jerónimo Pinto da Fonseca Donas Boto foi pároco de Sebadelhe de 1767 a 1813; este patrocinou também, nesta freguesia, a construção da Capela de São Sebastião, datada do séc. 18; em Sebadelhe, pode-se ainda observar a Casa Brasonada da Família Donas Boto, datada do séc. 18, onde se salienta a fachada de cantaria da Capela de Santo António, anexa, que apresenta características claramente barrocas. *5 - o retábulo era de talha pintada, de planta recta e três eixos definidos por duas colunas de fuste liso e capitéis coríntios, e por duas pilastras, assentes em duas ordens de plintos paralelepipédicos, ornados por motivo fitomórfico; ao centro, tribuna de perfil curvo, sendo os laterais formados por apainelados de perifl curvo, que emolduram mísulas bolbosas; sob a tribuna, sacrário embutidos e, no sotobando, sob os eixos laterais, portas em arco abatido, de acesso à tribuna; remate em espaldar rectilíneo, flanqueado por pilastras e apainelados, rematado por cornija e falso frontão contracurvado com acanto rendilhado; altar em forma de urna, ornado por cartela.