Igreja paroquial manuelina e barroca, de planta retangular composta por três naves, divididas em quatro tramos e capela-mor de planta rectangular. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, enquadradas por cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, percorridas por embasamento de granito e rematadas por friso, cornija e beiral simples. Fachada principal em empena truncada por campanário de três sineiras, rasgada por portal em arco de volta perfeita, de cindo arquivoltas decoradas com motivos diversificados do estilo manuelino, ladeado por colunelos e contrafortes decorados e encimado por nicho com a imagem de Nossa Senhora do Pranto, ladeada por dois escudos com as armas reais e duas esferas armilares, uma com a flor-de-lis e a outra com a cruz de Cristo. Fachadas laterais com portas travessas e vãos de janelas de verga recta, enquadradas por molduras de granito simples nas janelas e volutadas ou com enrolamentos nas portas. Fachada posterior, cega. Interior rebocado e pintado de branco, tectos de madeira, em falsa abóbada de berço, com pintura figurativa, na nave central e meia abóbada de aresta nas naves laterais, com cenas da paixão de Cristo. Retábulos em talha dourada e policromada. Dos elementos quinhentista, destacam-se o portal em arco pleno de decoração manuelina, encimado por nicho e armas reais; rosácea; campanário rematado por toros entrelaçados. Elementos setecentistas: portais com orelhas volutadas; abóbadas pintadas; tecto de caixotões; tecto de masseira; talha retabular do estilo nacional e rocócó. As obras de ampliação setecentistas, encontram-se documentadas em inscrição na fachada principal.
Planta longitudinal rectangular, composta por três naves, capela-mor mais baixa e estreita, sacristia e cartório, adossados à capela-mor. Coberturas diferenciadas, em telhados de duas águas nas naves e de três águas na capela-mor. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a fachada principal, percorridas por embasamento de granito, com frestas jacentes de arejamento, rematadas por friso, cornija e beiral simples, coroadas nos vértices por pináculos piramidais. Fachada principal virada a O., enquadrada por pilastras toscanas coroadas por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos, em empena elevada e truncada na zona central por campanário com três sineiras em arco de volta perfeita, intercaladas por medalhões circulares com figuras antropomórficas*1 em relevo, rematada por cornija e pequenos elementos de cantaria formando dentes de serra. É rasgada por portal em arco pleno de cinco arquivoltas decoradas com rosetas, palmetas e vieiras, cordas, flores-de-lis, cogulhos, jarrões, arabescos, cabeças de anjo e medalhões, ladeado por colunelos e contrafortes decorados, e encimado por nicho com a imagem de Nossa Senhora do Pranto, em calcário, ladeada por dois escudos com as armas reais e duas esferas armilares, uma com a flor-de-lis e a outra com a cruz de Cristo. Sobre este, rosácea e cornija saliente. No cunhal S., apresenta a seguinte inscrição: ESTA OBRA SE F / ES NO ANNO DE / 1757 / SENDO A / BBADE DESTA I / GREJA ANTON / IO ESTEVES PRA*2. Fachada lateral direita virada a S., rasgada na nave, ao nível do primeiro registo, por portal de verga recta, antecedido por três degraus, enquadrado por moldura recortada, e pilastras simples, possuindo junto ao lintel orelhas volutadas; no segundo registo é rasgada por três vãos de janelas, de verga recta simples excepto a central, que apresenta sobre o friso e cornija da porta, enrolamentos. Na capela-mor apresenta vão de janela simples, idêntico aos da nave e pequena seteira; no corpo adossado à capela-mor, óculo e janela protegidos por grades de ferro. Fachada lateral esquerda virada a N., idêntica à fachada S., rasgada ao nível da nave, por três janelas e porta travessa enquadrada por moldura recortada. Na sacristia, apresenta duas janelas emolduradas, em capialço. Alçado posterior, rasgado nos corpos laterais por portas de verga recta, enquadradas por molduras simples, de granito. INTERIOR marcado por oito colunas cilíndricas, de fuste liso e capitel jónico, que sustentam a arcaria que o dividem em três naves, com quatro tramos, paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em tijoleira e coberturas em falsa abóbada de berço de madeira, na nave central, com pintura figurativa, e meia abóbada de aresta nas naves laterais, com cenas da Paixão. Coro-alto em madeira, protegido por balaustrada também de madeira, assente sobre colunas de cantaria, integrando, as duas colunas fronteiras, taças para água benta, com acesso do lado direito, por escadas de granito que também dão acesso à sineira. Sob o coro-alto, guarda-vento de madeira e vidro com acessos laterais e frontal. À entrada, lado do Evangelho, sobre plataforma de granito, pia baptismal em forma de taça, com tampa de madeira, seguindo-se dois confessionários de madeira, altar do Sagrado Coração de Jesus em madeira entalhada a dourado e pintada de branco, de planta recta e um só eixo; o altar de Nossa Senhora das Dores, em talha dourada, em arco de volta perfeita, de um só eixo, enquadrado por duas colunas de cada lado e igual número de arquivoltas. Do lado da Epístola, pia de água benta junto à porta lateral e altar em talha dourada e policromada dedicado a São Miguel Arcanjo. Na nave central, púlpito de granito, oitavado e em forma de cálice, sobre coluna cilíndrica decorada com canais e capitel jónico, acedido por escada de granito adossada à coluna. Arco triunfal em cantaria de granito, de volta perfeita sobre pilastras de impostas salientes, ladeado por retábulos colaterais em talha dourada e policromada, dispostos ao nível das naves laterais, dedicados a Nossa Senhora das Graças (lado do Evangelho) e a Nossa Senhora do Rosário (Epístola). Capela-mor sobreelevada por quatro degraus, com pavimento em lajedo de granito e cobertura em abóbada de berço com vinte e sete caixotões pintados, representando cenas da Vida de Cristo e da Virgem. Sobre supedâneo de três degraus, retábulo-mor em talha dourada e policromada, de planta recta e corpo central concavo, de três eixos verticais, definidos por colunas torsas, de capiteis coríntios, profusamente decoradas por anjos, acantos entrelaçados, pássaros e grinaldas de flores, assentes sobre mísulas com anjos atlantes; entre as colunas mísulas protegidas por baldaquinos, decoradas com acantos e flores sobre plintos paralelepipédicos, sustentando imaginária; ao centro abre-se tribuna em arco pleno, decorada por meninos, acantos, cabeças de anjo, grinaldas de flores, integrando sacrário sobrepujado por cortina esvoaçante aberta e segura lateralmente por dois anjos; ático constituído por cinco arquivoltas alternadamente torsas, que se prolongam sobre as colunas e entablamento, interrompidas por aduelas salientes, decorado o conjunto por acantos entrelaçados, motivos florais e anjos.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito rebocada e pintada de branco no interior e exterior, excepto na fachada principal; colunas, cornijas, modinaturas, púlpito, pias de água benta, lavabo da sacristia, pia baptismal, pavimento e degraus em cantaria de granito; coberturas interiores, mesa de altar, confessionário, guardas-vento, mísulas, tocheiros, arcaz, armário da sacristia, portas e bancos de madeira; retábulos de talha dourada e policromada; cobertura exterior com telha de aba e canudo; janelas e guardas-vento com vidro simples; sinos em bronze; reforços das portas em ferro.
Observações
*1 - Interpretados como os 4 Evangelistas, segundo o Pe. Manuel Castilho (citado in M. Trabulo). *2 - Inscrição do cunhal S. da fachada principal: "ESTA OBRA SE F/ES NO ANNO DE / 1757 / SENDO A/BBADe DESTA I/GREJA ANTON/IO ESTEVES Pereira". *3 - existe estudo de análise estrutural efectuado pelo IPPAR.