Arquitectura religiosa, vernácula. Alminha seguindo a tipologia de espaldar com moldura central para receber um painel de azulejo. O espaldar remata em cornija de perfil curvo e encontra-se inserido em estrutura rectangular adossada a muro. Possui caixa de metal para as esmolas, integrada no parapeito.
Alminha com estrutura em granito, assente sobre parapeito rectangular saliente, no qual se encontra um orifício quadrangular para encaixe da caixa de esmolas, sendo esta em metal. O espaldar, em perfil curvo, remata em cornija saliente com a mesma curvatura, apresentando a superfície decorada por almofadados e possui, no tímpano, uma lápide com a data "1959". A moldura central apresenta o interior ligeiramente escavado e contém um painel de azulejo policromo com a representação de Nossa Senhora do Rosário. Este apresenta, dentro da orla recortada com motivos de influência "rocaille", a imagem da Virgem coroada com o Menino ao colo sobre nuvens, dominando, no plano inferior, dois anjos dispostos lateralmente em posição de prece e auxílio das almas representadas entre as chamas do Purgatório. Em cartela, situada em plano inferior, a legenda: "O ALMAS PIEDOSAS QUE IDES PASSANDO, LEMBRAI-VOS DE NÓS QUE ESTAMOS PENANDO". O painel apresenta a marca da Fábrica Aleluia, Aveiro. Superiormente, até à cota do muro de xisto, o espaldar encontra-se envolvido numa estrutura delimitada por blocos de granito e fechada, ao centro, por parede rebocada e pintada de branco, que se apresenta parcialmente caída. A zona abaixo do parapeito apresenta a alvenaria de xisto igualmente rebocada e pintada de branco.
Materiais
Estrutura de cantaria de granito; painel de azulejo figurativo; caixa de esmolas de tampa metálica; reboco pintado de branco na estrutura que a envolve superior e inferiormente.
Observações