Arquitectura religiosa, vernácula. Capela de planta longitudinal simples com fachada principal em empena, horizontalizada sobre os cunhais para receber os pináculos, situação que se repete na fachada posterior; é rasgada por portal de verga recta, ladeado por janelas rectangulares. Restantes fachadas cegas. Interior com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira e retábulo de talha em branco revivalista neobarroco.
Planta longitudinal simples, de espaço único, de massa horizontalizante e cobertura de telhado a duas águas, assente sobre cimalha de cimento armado, rebocado e pintado nas fachadas principal e posterior. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por faixa pintada cinzento, rematadas por cornija de cantaria. Fachada principal voltada a NE. em empena, alteada relativamente à cornija, rematada por plinto alto com cruz latina, tendo, sobre a cornija horizontalizada nos cunhais, pináculos em forma de balaústre; é rasgada por portal inscrito de verga recta com moldura de granito, ladeado por duas janelas rectangulares molduradas a granito. Fachadas laterais e posterior cegas, sendo esta última em empena truncada com plinto no vértice e pináculos piramidais sobre cornija horizontalizada nos cunhais. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhares de azulejo industrial tipo padrão, encimados por friso de madeira, com cobertura em falsa abóbada de berço de madeira, assente em cornija e pavimento em tijoleira. Do lado da Epístola, nicho rematado por cruz. Sobre supedâneo de um degrau, retábulo de talha em branco de madeira envernizada, tendo os ornatos e frisos destacados, em madeira mais escura; é de planta recta e três eixos, divididos por colunas de fuste liso e capitéis coríntios, com nicho central com o Crucificado, encimado por frontão semicircular, com elemento de acantos no remate; os eixos laterais são constituídos por molduras contracurvadas, onde se inscrevem mísulas bojudas com pingente boleado na zona inferior, sobre as quais se integram tábuas pintadas com a representação de São Pedro (Evangelho) e São Paulo (Epístola); altar paralelepipédico com frontal tripartido, decorado com acantos, sobre o qual surge o banco decorado por acantos e o sacrário embutido.
Materiais
Cantaria de granito; reboco nas fachadas exteriores e paredes interiores; madeira na porta, cobertura interna e retábulo; ladrilho no pavimento; azulejo industrial nas paredes interiores; telha de aba e canudo na cobertura exterior e cumeeira; vidro simples nas janelas.
Observações