Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santa Marinha

Capela de Santa Marinha

O ponto de interesse Capela de Santa Marinha encontra-se localizado na freguesia de Cedovim no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Capela maneirista de planta retangular simples, com cobertura homogénea em falsa abóbada de berço abatido de madeira, iluminada por fresta rasgada na fachada lateral direita. Fachada principal em empena, rasgada por portal de verga recta, ladeado por duas janelas quadradas. No interior, retábulo de talha dourada maneirista e de três eixos. Capela cujos panos murais, pintados de branco, são animados pela cantaria aparente, disposta de forma assimétrica nos cunhais e nos vãos da fachada principal e lateral direita, o que lhe confere um carácter rústico original. Conserva o primitivo retábulo, de entalhe maneirista simples, com suas colunas estriadas e tábuas pintadas integrantes das edículas laterais, com alguns vestígios de policromia, e possui uma pia de água benta com pé, em granito.

Planta retangular simples, de espaço único e disposição horizontalista, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento rebocado e cunhais rusticados em cantaria granítica, com remates em friso de betão e em beiral nas laterais. Fachada principal voltada a O., em empena com ressalto, interrompida no vértice pelo plinto encimado por cruz latina; é rasgada por portal de verga recta em cantaria granítica, com os componentes do aparelho estrutural do vão visíveis, ladeado por duas janelas quadradas com lintel e ombreiras irregulares e assimétricas, do mesmo material, e com gradeamento simples, disposto em cruz. Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta virada a S., rasgada por fresta quadrada, em cantaria. Fachada posterior cega, em empena. INTERIOR da capela nivelado, acedendo-se por dois degraus à nave, um em cantaria e outro em tijoleira, com paredes rebocadas e pintadas de branco, cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira com tirante central do mesmo material e pavimento em tijoleira. Do lado do Evangelho, um banco simples corrido, adossado à parede, estende-se até ao centro da nave, e, do lado oposto, ergue-se uma ara e a pia de água benta semiesférica, ambas em granito. No centro da parede testeira, retábulo de talha com vestígios de policromia, de planta recta e três eixos divididos por quatro colunas aneladas com fuste estriado, o terço inferior espiralado e capitéis jónicos, as laterais assentes em plintos e rematadas por pináculos piramidais com bola. No centro, painel pintado com motivos florais e mísula, tendo, lateralmente, duas tábuas pintadas em avançado estado de deterioração, com figuras inteiras, distinguindo-se, à esquerda, a representação quase imperceptível de São João de Deus e, à direita, São Gonçalo de Amarante, a primeira com a data "1660"; na zona central, remate em frontão triangular; altar paralelepipédico, tendo, no frontal, a representação de uma cruz e, sobre a banqueta, encontra-se um plinto poligonal de madeira com uma cruz latina.

Materiais

Alvenaria e cantaria de granito; reboco nas fachadas exteriores e paredes interiores; madeira na porta, janelas frontais, cobertura e retábulo-mor; pavimento cerâmico; ferro no gradeamento das janelas frontais; vidro simples nas janelas; telha de aba e canudo e de cumeeira.

Observações

*1 - o reboco anterior cobria em maior extensão a cantaria dos elementos do aparelho estrutural dos vãos e dos cunhais, que apresentavam moldura de perfil rectilíneo, conforme foto datada de 1995 (FEGO, p.89 - foto).