Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palacete da Viscondessa de Santiago de Lobão

Palacete da Viscondessa de Santiago de Lobão

O ponto de interesse Palacete da Viscondessa de Santiago de Lobão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Casa abastada de finais do séc. 19, com planta rectangular integrando ao centro corpo mais elevado e possuindo alçados ritmados pela composição dos telhados. O gradeamento em ferro fundido possui marcado nos elementos estruturais as palavras Fundição Arrábida. Nos elementos decorativos no espaço interior, como sejam os estuques, pintura de paredes e azulejos é patente o Movimento Arte Nova.

Planta rectangular composta, volumes articulados por coberturas em telhado diferenciadas de duas águas e por um corpo saliente de oito águas. O palacete de um piso, mais um piso semi-enterrado e outro amansardado na cobertura é marcado pela leitura das pendentes do telhado que lhe conferem um carácter de chalé. Saliente-se a presença dos beirais apoiados em peças de madeira trabalhada e o envidraçado do alçado das traseiras apoiado numa estrutura de ferro fundido.

Materiais

Construção principal - Paredes exteriores em alvenaria de granito rebocado pelo lado exterior com marcação de juntas; Paredes interiores rebocadas com acabamento estanhado; Pavimentos em soalho de madeira; Tectos com acabamento a estuque; Beiral em madeira; Estrutura de suporte de marquise das traseiras em colunas de ferro fundido; Cobertura em estrutura de madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias em madeira; escadarias exteriores em granito; Gradeamento e portões do muro de vedação em ferro fundido.

Observações

*1 - DOF: Prédio, incluindo todo o conjunto disperso por uma mata exótica com espécies rara e do qual fazem parte integrante a estufa, a casa do guarda, o coreto, o lago, moinhos de vento e jardim, situado no gaveto da Avenida da Boavista e a Rua dos Belos Ares. Esta propriedade, incluindo a Casa foi legada ao Estado, pela Condessa de Santiago de Lobão, para fins de assistência a menores deficientes. O imóvel foi anteriormente propriedade de Dª. Maria Albertina Saraiva de Souza. O anterior proprietário do nº 1294 da Av. da Boavista era o Eng. Carlos Alberto Nunes da Silva, R. Eugénio de Castro, hab. 58, 5º andar, Porto. E o do nº 1278, Maria Teresa Pereira da Silva, R. António Cândido, nº 314 e Dina Berta Pires, Av. Antunes Guimarães, nº 268, Porto.