Arquitectura religiosa, quinhentista, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, com nave única dividida em três tramos, separados por dois arcos diafragma de perfis apontados e marcados exteriormente pelos contrafortes de esbarro, e capela-mor mais estreita, com sacristia adossada ao lado S., apresentando um sistema construtivo semelhante ao da Igreja Matriz de Freixo de Numão (v. PT010914060022). Coberturas interiores diferenciadas, tendo, na nave, cobertura em forro de madeira com travejamento e, na capela-mor, com tecto setecentista de caixotões, pintados com temática hagiográfica, iluminada por janelas rectilíneas, em capialço, rasgadas durante o séc. 17. Fachada principal em empena com cornija saliente, truncada por campanário de três sineiras em arco de volta perfeita, rasgada por portal de volta perfeita, enquadrado por colunelos e encimado por friso saliente, rematado por pináculos nos ângulos. Fachadas laterais rasgadas por portas travessas, em arco de volta perfeita. Interior tem, no lado do Evangelho, pia baptismal e púlpito renascentista sextavado com guarda de cantaria. Arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes, flanqueado por retábulos de talha policroma. Retábulo-mor em talha dourada do estilo barroco nacional. Igreja quinhentista, conservando elementos arquitectónicos desse momento construtivo, como a nave única com três tramos definidos, exteriormente, pelos contrafortes e, interiormente, por arcos diafragma. Sofreu várias modificações, sendo as mais importantes as que se verificaram no século 16, visíveis na fachada principal, que conserva o pórtico classicista e é encimada por campanário de três sineiras, cuja cornija remata com uma laçaria manuelina, apresentando afinidades com a fachada da Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa (v. PT010914170001). A cabeceira apresenta, na esquina direita e em plano elevado, um brasão de cantaria partido e terciado em faixa, inscrevendo seis escudetes. No interior, mantém o púlpito renascentista sextavado. As alterações do século 17 levaram ao desaparecimento das pinturas murais que cobriam o seu espaço interior e rasgaram janelas em capialço. A capela-mor apresenta decoração barroca setecentista, com tecto de caixotões pintados com decoração hagiográfica franciscana e retábulo-mor em talha dourada do estilo nacional, oriundo de uma casa franciscana da região. Este retábulo integra um par de tábuas quinhentistas, de proveniência desconhecida, representando uma "Adoração dos Magos", inspirada nas gravuras de Martin Schongauer ou de Schauffeir, e um "Baptismo de Cristo", baseado em gravura de Cornelis Cort.
Igreja de planta longitudinal composta por nave dividida em três tramos e capela-mor mais estreita, com sacristia adossada ao lado S., de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas águas nas nave e capela-mor, esta mais alta, e de uma água na sacristia, assentes directamente sobre o paramento mural. Fachadas laterais e posterior rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cimento, apresentando-se este escalonado nas laterais, sendo rematada em beiral. A fachada principal, voltada a O., é em cantaria de granito aparente, com aparelho isódomo e com as juntas preenchidas a cimento, rematada em empena alteada na zona central e truncada por campanário de três sineiras em arco de volta perfeita, rematado por cornija e friso rendilhado de granito; sobre a empena, do lado esquerdo, observa-se a guarda metálica do segundo lanço das escadas de acesso ao campanário. É rasgada por portal inscrito em arco de volta perfeita, compondo três arquivoltas, as interiores assentes em quatro colunelos sustentados por soco rectangular e com capitéis decorados com elementos geométricos; é enquadrado por duas colunas com capitéis jónicos, sustentadas por plintos paralelepipédicos, encimadas por cornija sobrepujada por pináculos nos ângulos. O portal é encimado por relógio metálico e, à esquerda daquele, surge a data "1956", pintada a preto. A fachada lateral esquerda, voltada a N., apresenta o corpo da nave com três panos divididos por dois contrafortes de esbarro, entre os quais se rasga a porta travessa em arco de volta perfeita com moldura em cantaria de granito; o primeiro pano integra o primeiro lanço das escadas de acesso ao campanário, com guarda metálica e o terceiro pano regista uma fresta em capialço com moldura de granito. No corpo da capela-mor, rasga-se uma fresta semelhante. A fachada lateral direita, voltada a S., tem igualmente três panos definidos por dois contrafortes de esbarro no corpo da nave, tendo o primeiro marcado por fresta idêntica às anteriores, o segundo rasgado por porta travessa em arco pleno e o terceiro marcado por fresta e pela escada de acesso à sacristia, com guarda metálica. A capela-mor é rasgada por fresta (que se encontra entaipada no interior), à qual se adossa o corpo da sacristia, mais baixo, sendo rasgado por fresta a S. e por porta de verga recta com moldura de granito, na face O.. Fachada posterior em empena cega, tendo no cunhal esquerdo, em plano elevado, uma pedra de armas partido e terciado em faixa, inscrevendo seis escudetes, talvez dos Melo; no lado esquerdo, o corpo da sacristia, em meia empena e rasgado por uma porta de verga recta, ladeada por uma janela do mesmo perfil, e por duas frestas capialçadas, situadas a nível superior. O INTERIOR é desnivelado, com acesso por patamar com cinco degraus centrais, com a nave dividida em três tramos separados por dois arcos diafragma de perfis apontados, com cobertura em forros de madeira individualizados a dois panos, com travejamento à vista. Paredes rebocadas e pintadas de branco, excepto a fundeira, em cantaria de granito aparente, com pavimento em tijoleira, com corredores central e transversal cimentados, cobertos com alcatifa vermelha. O primeiro tramo é marcado pelo patamar, separado da nave por teia metálica, sobre o qual assenta o guarda-vento de madeira com as portas envidraçadas, protegendo o portal axial. Do lado do Evangelho, pia baptismal em forma de cálice, decorada com gomos incisos e assente sobre base octogonal e, do lado oposto, pia de água benta assente sobre grossa base granítica. No segundo tramo, a nave é rasgada por duas portas travessas, ladeadas por pias de água benta, destacando-se a do lado da Epístola, composta de pia sobre pilar que a suporta. No lado oposto surge um confessionário de madeira junto à porta travessa. No terceiro tramo, do lado do Evangelho, púlpito em pedra, hexagonal, assente em plinto com o mesmo perfil, tendo bacia hemisférica e guarda plena decorada com óvulos relevados, tendo acesso através de escada em pedra, adossada e paralela à parede. No lado oposto surge um pequeno altar dedicado a Nossa Senhora de Fátima e aos Pastorinhos. Arco triunfal de volta perfeita, assente sobre impostas salientes e de arestas biseladas, ladeado por retábulos colaterais dedicados ao Santíssimo Nome de Jesus (Evangelho) e ao Sagrado Coração de Jesus (Epístola). A capela-mor está protegida por teia metálica, com pavimento lajeado coberto com alcatifa e cobertura em falsa abóbada de berço abatido, de madeira, seccionada em 18 caixotões (3 longitudinais e 6 transversais) enquadrados por talha dourada e pintados com temática hagiográfica franciscana, acompanhada de legendas. Sobre supedâneo com três degraus centrais, o retábulo-mor em talha dourada, de planta recta e três eixos, divididos por quatro colunas torsas, decoradas com pâmpanos e "putti", as exteriores assentes em plintos paralelepipédicos e as interiores em consolas, e por quatro pilastras com os fustes decorados por acantos, que se prolongam em duas arquivoltas torsasde volta perfeita, com cobertura em caixotões de talha e contendo de três degraus, tendo, na base, sacrário embutido, decorado com a árvore da vida; nos eixos laterais, duas mísulas com imaginária, enquadradas por painéis curvos, que delimitam duas tábuas pintadas, representando o "Baptismo de Cristo" (Evangelho) e a "Adoração dos Magos" (Epístola), que medem 112x54 cm.. Altar paralelepipédico, ladeado por duas falsas portas pintadas com anjos. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, com pavimento em tijoleira e cobertura plana de madeira, tendo um lavabo simples, em granito, composto por torneira e pia com pingente boleado no remate inferior.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito, rebocada e pintada; juntas argamassadas a cimento; contrafortes, escadas de acesso à sineira e à sacristia, molduras, brasão, cornijas, arco triunfal e arcos diafragma, pias baptismal e de água benta, púlpito e escadas de acesso ao mesmo, lavabo da sacristia, lajeado no pavimento da capela-mor em cantaria de granito; portas, retábulos (em talha), coberturas interiores (caixotões de madeira pintados na capela-mor), imaginária, confessionário móvel, guarda-vento, tábuas pintadas a óleo no retábulo-mor, em madeira; tela pintada; pavimento da nave e da sacristia em tijoleira; capela-mor e corredores da nave em alcatifa; janelas com vidro simples; relógio e caixilhos de algumas janelas em metal; guardas das escadas de acesso ao campanário e à sacristia, teia da capela-mor e da nave, porta de acesso ao campanário em ferro; algumas janelas em alumínio; embasamento e corredores da nave com cimento; coberturas exteriores e cumeeira em telha de aba e canudo.
Observações
*1 - a capela-mor tinha um altar encostado à parede testeira, as paredes de pedra e barro, pintadas e com pavimento de lajeado e forro de madeira; tem um arco triunfal de pedraria, com pinturas representando o Calvário, flanqueado por dois altares com imagens pintadas nas paredes, sendo a nave pintada com cenas da Paixão; tem dois portais de pedraria e, sobre o portal principal, um campanário de alvenaria e um sino; num canto da igreja, a pia baptismal; refere a paramentaria e uma cruz de prata nova e um cálice do mesmo material (DIAS, pp. 21-23). *2 - para permitir a adaptação do retábulo ao edifício foi necessário efectuar alguns cortes, como manifestamente se vê nos extremos laterais do próprio retábulo e no encurtamento do tecto de caixotões; é possível que as tábuas setecentista, nele incorporadas, tenham vindo com o retábulo ou, como também é de considerar, situação que não está suficientemente esclarecida, do antigo retábulo da igreja paroquial de Muxagata; na sua aplicação, sofreram cortes visíveis na estrutura compositiva e foram acrescentados na zona inferior, onde se pintou uma faixa de acantos a fim de nivelar as peças nos seus novos panos ediculares.