Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fonte do Tanque

Fonte do Tanque

O ponto de interesse Fonte do Tanque encontra-se localizado na freguesia de Numão no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura infraestrutural, vernácula. Fonte de espaldar de planta rectangular simples, com espaldar liso e rematado por cornija, onde se rasgam as bicas que jorram para tanque rectangular.

Planta rectangular simples, em cantaria de granito, de aparelho isódomo, com pontuais juntas argamassadas de cimento e espaldar liso, rectangular e de dupla face, constituído por duas fiadas de pedra; remata em cornija saliente. A face principal do espaldar, virada a SE., integra, na parte superior central, um escudo delido pela erosão, no qual se advinham as cinco quinas e os castelos em relevo. A zona inferior do espaldar é marcada por duas bicas, resumidas a simples orifícios, estando o da direita oculto por ervas secas, que jorram para tanque granítico, rectangular e assente directamente sobre o pavimento. A face posterior do espaldar encontra-se parcialmente adossada aos terrenos envolventes.

Materiais

Estrutura de granito, com aparelho isódomo; juntas preenchidas com cimento.

Observações

*1 - a construção da fonte pode estar, eventualmente, associada ao momento da transferência progressiva do poder de Numão para Freixo de Numão, o que aconteceu, precisamente, na época tardo-medieval e durante a época moderna; a fonte serviria como equipamento de apoio no antigo caminho romano que ligava as duas povoações e que continuou a integrar a rede viária medieval e moderna.