Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Donas-Botto Pinto

Solar dos Donas-Botto Pinto

O ponto de interesse Solar dos Donas-Botto Pinto encontra-se localizado na freguesia de Sebadelhe no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Casa nobre rococó, de planta em L, com capela de planta rectangular adossada, tectos de masseira brasonados e pintados com motivos vegetalistas, concheados, anjos, cartelas, frontões; paredes pintadas com cenas heróicas e mitológicas; sanefas em talha dourada. Destaque para a capela privativa de caráter erudizante, e para o salão nobre com tetos de masseira brasonados, integralmente cobertos por pinturas murais de cariz mitológico, com semelhanças estilísticas com as pinturas do teto da igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa. Os alçados secundários do solar são em alvenaria de xisto sem revestimento. Apresenta um relógio de sol em forma de concha.

Planta da casa em L com capela adossada; cobertura diferenciada a três águas e a duas águas na capela. Capela de Santo António, de planta retangular. Fachada principal. Orientada a O.; embasamento proeminente; portal em arco abatido encimado por friso interrompido e por óculo quadrilobulado, frontão misto interrompido; sineta no corpo lateral; relógio de sol em forma de concha. Alçados laterais adossados. Alçado E.: cego; empena reta com cornija. Interior: espaço único; pavimento lajeado; cobertura: abóbada de berço em madeira. Casa - Fachada principal: orientada a S.; porta de lintel reto; empena reta. Alçado O.: primeiro registo: cego; segundo registo: duas janelas de lintel reto sem moldura; empena reta com beiral de madeira. Alçado E.: primeiro registo: portas de lintel reto sem moldura; segundo registo, janelas idênticas; empena reta. Alçado N.: primeiro registo: porta de lintel reto; segundo registo: janela de lintel reto e outra idêntica mas de sacada; empena reta. Interior: destacam-se duas salas. Sala com teto de masseira tendo ao centro brasão de armas pintado, sendo enquadrado por molduras retilíneas. Sala com teto de masseira tendo ao centro brasão de armas em talha policroma, envolto em motivos curvilíneos e concheados; a restante superfície organiza-se em torno do motivo central desenvolvendo ornatos vegetalistas onde pontuam anjos segurando cartelas e frontões curvilíneos; a sala apresenta ainda as paredes pintadas com cenas heroicas e mitológicas e quatro portas encimadas por sanefas em talha dourada coroadas por motivos concheados rodeando medalhão central raiado. INTERIOR - salas com pinturas, uma com caixotão central e moldura de enrolamentos e concheados com cartela e pedra de armas semelhante à da Igreja Matriz. Outra sala com caixotão simples e brasão igual ao anterior.

Materiais

Granito, xisto; cantaria; alvenaria; aparelho isódomo; revestimento inexistente, reboco; telha de canudo

Observações

*1 - Conjunto formado por uma sala, tecto brasonado e galeria de reposteiros da residência de João Marçal. *2 - A memória descritiva do processo, refere relativamente às pinturas a óleo existentes nas paredes das salas, que "pela técnica como estão realizadas, tudo leva a crer terem sido feitas por artistas auxiliares dos autores das pinturas que se encontram no tecto da Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa, sendo evidentemente trabalho de qualidade inferior ao que se observa na igreja".