Arquitectura religiosa, vernácula e maneirista. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único, com cobertura interna homogénea, de madeira em masseira e escassamente iluminada por fresta rasgada na fachada lateral direita. Fachada principal em empena truncada por plinto com cruz latina, rasgada por portal de verga recta e moldura em cantaria. Fachadas marcadas por cunhais perpianhos, firmadas por pináculos, a lateral esquerda rasgada por porta de verga recta. Interior com retábulo de talha pintada maneirista. Recebe iluminação por fresta aberta na parede do lado da Epístola, onde surge uma pintura mural com a representação do orago. Pias de água benta graníticas junto dos vãos de acesso.
Planta longitudinal simples, de espaço único, de massa horizontalizante e cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os ângulos marcados por cunhais perpianhos, em cantaria de disposição irregular, com as juntas guarnecidas de cimento e encimados por pináculos piramidais de remate esférico sobre altos plintos moldurados, as laterais rematando em beiral. Fachada principal, voltada a O., em empena truncada por plinto ornamentado, delido pela erosão, encimado por cruz latina de hastes rectas; é rasgada por amplo portal de verga recta e moldura de granito, tendo na verga a data "1694". Fachada lateral esquerda, virada a N., rasgada por porta de verga recta com moldura simples de cantaria, no eixo da qual se ergue uma sineira de ferro, assente numa base de cantaria que interrompe o beiral. A fachada lateral direita, virada a S., forma uma curvatura acentuada e é rasgada por pequena fresta rectangular com moldura de granito. Fachada posterior em empena truncada por plinto *1, encimado por cruz latina de hastes rectas. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com cobertura de madeira em masseira, pintada de azul *2, assente em pequeno friso do mesmo material e cor, e pavimento em ladrilho de granito. A ladear o portal axial, na Epístola, pia de água benta de granito e, ao lado dela, os vestígios da sua provável base inicial. No lado do Evangelho, uma pia de água benta granítica e hemisférica, ladeia a porta travessa. No lado da Epístola, surge pintura mural destacada, representando Santo António com o Menino e fundo de paisagem. Sobre supedâneo de um degrau, uma mesa de altar em madeira e o retábulo-mor, assente em pilares de madeira, de talha pintada a castanho, branco, azul, verde e ouro, de planta recta e três eixos, definidos por duas colunas coríntias com o terço inferior espiralado, firmadas por pináculos pontiagudos, e por dois quarteirões, todos assentes em plintos paralelepipédicos, de faces almofadadas; os eixos formam apainelados pintados, o central com mísula; remate em friso e cornija, que sustentam tabela rectangular horizontal, flanqueada por pilastras e aletas, e rematada por cornija, na qual se inscreve um pequeno painel com a representação da Sagrada Família; o banco apresenta-se decorado com apainelados.
Materiais
Estrutura em alvenaria de granito, rebocada e pintada; cunhais, pináculos, molduras, base da sineira, cruzes das empenas, plintos e pias de água benta em cantaria de granito; portas, cobertura interior, retábulo de talha policromada, bancos e ara de altar em madeira; pintura mural; fresta com rede de arame; pavimento em ladrilho de granito; juntas dos cunhais e da fresta preenchidas com argamassa de cimento; sineira de ferro; cobertura exterior em telha de aba e canudo.
Observações
*1- Os materiais que constituem este plinto devem ter pertencido originalmente à primitiva sineira de cantaria, que foi substituída por uma de ferro. *2 - apresentava-se ornamentada com estrelas e ramagens. *3 - durante a Idade Média, os moradores agruparam-se nas imediações da Igreja Matriz de Seixas; ao longo do séc. 17, a população deslocou-se e agrupou-se em torno do local onde se situa a capela.