Arquitectura religiosa, vernácula. Nicho de granito com vãoo em arco de volta perfeita, assente em parapeito com contorno central semi-circular e rematado por cornija contracurvada. Nicho em arco abatido, assente em soco de alvenaria e sublinhado por cornija contracurvada. Ambos são coroados por cruz latina de hastes rectas, o primeiro assente em plinto. Este tem, no interior, pintura evocativa do culto cristão dos mortos, em placa de latão, surgindo, no nicho, a imagem do orago.
NICHO do Passo com estrutura em cantaria de granito, com soco do mesmo material e juntas preenchidas a argamassa de cimento, criando pequena plataforma saliente e de perfil curvo na zona superior, onde assenta o nicho em arco de volta perfeita, protegido por vidraça e caixilho de alumínio, de cor castanha, com ranhura inferior para as esmolas, e sublinhado por cornija contracurvada, bastante saliente e decorada por sucessivos ressaltos, de onde pende motivo relevado composto por pendente estilizado com volutas e flor-de-lis. A cobertura, de perfil curvo, é encimada por cruz latina simples assente em plinto paralelepipédico com faces côncavas. No interior alberga placa de latão pintada, representando, no registo superior, Cristo na cruz sobre um fundo azul e, em baixo, figuras laterais de anjos ajudando as almas penitentes. NICHO de Santo António sobre soco de alvenaria de granito, rebocada e pintada de branco, com estrutura em cantaria de granito e nicho de perfil em arco abatido, protegido por grade metálica e sublinhado por cornija contracurvada. Possui cobertura curva, encimada por ampla cruz latina de hastes lisas. No interior, a imagem do orago.
Materiais
Estrutura em cantaria ou alvenaria de granito; cruz do remate em betão; porta de alumínio; placa de latão pintada; juntas da base do nicho preenchido a argamassa de cimento; porta do nicho de Santo António em metal.
Observações