Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fonte Concelhã

Fonte Concelhã

O ponto de interesse Fonte Concelhã encontra-se localizado na freguesia de Muxagata no municipio de Vila Nova de Foz Côa e no distrito de Guarda.

Arquitectura infraestrutural, quinhentista. Fonte de mergulho, de planta quadrada, com cobertura em coruchéu piramidal, com três faces rasgadas por arcos de volta perfeita, estando um tanque de reserva adossado ao principal, de construção novecentista. O recinto integra duas pias que se conjugam com duas pias quadradas, situadas fora do recinto e destinadas aos animais. Interior com cobertura em abóbada de aresta. Fonte com escudo e inscrição que permite datá-la, destacando-se o coroamento piramidal rematado por cruz assente em esfera, decorada com boleados nas terminações das hastes. As fachadas laterais e principal são rasgadas por arcos plenos e a cobertura interior em abóbada de aresta. Possui tanque rectangular de reserva adossado à fachada principal e organiza um singular recinto de acesso público à frente da fachada lateral direita, integrando pias no seu interior e exterior.

Fonte de planta quadrangular, em cantaria de granito, de aparelho isódomo com as juntas preenchidas a cimento e pintadas de branco, cobertura em coruchéu piramidal, encimada por esfera e cruz latina de hastes rectas, decoradas com boleados nos remates, e tendo as fachadas rematadas em cornija. As fachadas principal e laterais são rasgadas por arcos de volta perfeita, com aduelas regulares, sendo a posterior cega. Fachada principal ladeada por muros, tendo, adossado, ao centro, um tanque rectangular de bordos simples e com a data "1965", tendo, no lado esquerdo, silhar com moldura escavada, onde se inscreve um escudo com as armas de Portugal a encimar uma inscrição, onde se pode ler: "ANO DE XPO DE / 1576 POR MDO / DO LDO BR DE FIGVE / REDO DE CASTELO D / RAMO Vo. C. O. R.". Acede-se ao tanque interno pelo recinto organizado junto à fachada lateral direita, de perímetro quadrangular e com entradas laterais alinhadas, ladeadas por um muro solto que delimita o recinto. Neste muro inscrevem-se, ao centro e dentro do recinto, duas pias que escoam a água para duas pias quadradas, situadas ao nível do pavimento e do outro lado do muro. Estas são encimadas por veios bojudos, colocados em oblíquo. O tanque interno é quadrangular, tendo as faces em cotas diferenciadas, a lateral direito mais elevada, a frontal mais baixa que a anterior e com remate em corte oblíquo e, por último, a lateral direita mais baixa e pelo qual se acede à bica, colocada na parede posterior e constituída por torneira metálica. Junto à torneira observa-se o cano que conduz a água até à bica do tanque de reserva, na fachada principal. A cobertura interna é em abóbada de aresta.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; argamassa de cimento nas juntas; torneira metálica; gatos de ferro.

Observações