Arquitetura religiosa, do séc. 20. Cruzeiro de caminho alpendrado, com soco quadrangular, base paralelepipédica e coluna em cruz, de secção retangular, pintada de vermelho com a representação de Cristo policromado. O acesso ao cruzeiro encontra-se vedado por grades e porta de ferro.
Cruzeiro em granito, constituído por soco quadrangular, de dois degraus com bordos torneados, sobre os quais assenta base paralelepipédica, com a zona central mais estreita e com placa de mármore onde se lê VIII CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA E III RESTAURAÇÃO DE PORTUGAL 1940 A CRISTO PORTUGAL AGRADECIDO. Coluna de secção retangular lisa, de bordos chanfrados, pintada de vermelho escuro, tendo na zona superior da face principal Cristo crucificado de olhos fechados e pés sobrepostos, policromado, e sobre a cabeça pequena faixa com as iniciais J.N.R.J..Alpendre aberto, de planta retangular, com cobertura de quatro águas assente sobre quatro tubos metálicos embutidos em plintos paralelepipédicos de granito, encimados por grades de ferro que vedam o acesso ao cruzeiro, tendo entrada por portão fronteiro. A estrutura da cobertura é em betão e apresenta-se pintado em tons de branco, vermelho e azulado.
Materiais
Estrutura da cobertura do alpendre- em betão; estrutura de suporte metálica; soco, e estrutura de delimitação em cantaria de granito; cruzeiro em cantaria de granito à vista e policromado; placa de mármore; grades de ferro; cobertura em telha cerâmica.
Observações