Arquitectura agrícola. Moinho de água com lagar anexo.
Planta poligonal, composta por 2 rectângulos de diferentes dimensões, adossados em L. Massas simples com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada S. constituída por 2 corpos contíguos de remate rectilíneo: o corpo do moínho, de 2 pisos, acima de um embasamento onde se rasgam 4 arcos semicirculares, 3 menores correspondentes às calhas das 3 mós, um maior à calha da roda do lagar; no térreo rasgam-se 2 vãos rectangulares, no piso superior um alpendre apoiado em esteios de madeira, com acesso por escada exterior adossada e uma janela; o corpo do lagar, de 2 pisos, igualmente vazados por vãos de verga recta. Do lado oposto observam-se 2 corpos adossados em ângulo recto: o corpo do moínho, com o alçado virado a N., de remate rectilíneo, com embasamento rasgado por 3 arcos quebrados e os 2 pisos rasgados por 1 porta e 2 janelas molduradas; o alçado poente de remate angular, com o embasamento vazado por grande arco semicircular e os pisos superiores cegos; o corpo do celeiro, com a fachada virada a O. com 2 pisos com vazamento irregular de vãos moldurados e a fachada S. cega e de remate angular. À fachada E. do corpo do celeiro adossa-se um corpo cego e um telheiro apoiado em esteios de alvenaria. No interior conservam-se ainda os 3 conjuntos de mós e a roda que accionava as varas do lagar. A zona da residência do moleiro no corpo do moínho, junto ao encosto do lagar, é assinalada exteriormente por grande chaminé. O acesso ao interior faz-se pela escada adossada do lado N. e pelas 2 portas rasgadas uma no alçado S. do moínho outra no alçado O. do lagar.
Materiais
Cantaria no embasamento; alvenaria de pedra rebocada e caiada na restante estrutura; cantaria nas molduras dos vãos; materiais cerâmicos em pavimentos; madeira em tectos.
Observações
Integrado no "Designado Sítio Classificado de Torres Novas, tendo por elemento unificador o Rio almonda entre a Ponte das Lapas e a Ponte Nova, abrangendo áreas das freguesias das Lapas, São Pedro, Salvador e Santa Maria (...)" (Artº 68º, 1d).*1. O rio Almonda conta hoje apenas com 9 moínhos no seu curso de c. de 20 Km., desde a nascente, na vertente da serra de Aire, no lugar do Almonda, a 5 km. a NO. de Torres Novas, até à foz, no rio Tejo, no sítio da Igreja Grande, perto da Azinhaga: moínho da Ribeira, na freguesia da Ribeira, na margem direita (apenas resta o embasamento integrado numa casa recente); moínho da Lameira, à entrada nas Lapas, freguesia das Lapas, na margem esquerda do rio; o moínho de Baixo, na margem esquerda, dentro da povoação; o moínho dos Pimentéis, igualmente na freguesia das Lapas (um conjunto de 3 moínhos, nas 2 margens do rio); o moínho de São Gião, integrado nos terrenos da Quinta de São Gião (v. PT031419150078), em Torres Novas, na freguesia de São Pedro, na margem direita; o moínho de Santa Bárbara, integrado na fábrica da Companhia de Fiação e Tecidos de Torres Novas, na margem esquerda do rio; o moínho dos Gafos (inserido na zona urbana); o moínho da Cova (v. PT031419140080) e o moínho dos Meziões na várzea que rodeia a cidade do lado S..** Em 1758 (Memórias Paroquiais) contavam-se 31 moínhos, cada um com 3 a 4 pedras e 23 lagares de 2 e 4 varas; em 1936 (GONÇALVES) subsistiam ainda 25 moínhos com 124 pedras. Associados aos moínhos existem pontes, açudes e represas; nas suas imediações restam ainda vários portos, outrora locais de recolha de água e de lavagem da roupa. Permanecem também várias tarambolas (azenhas) e respectivos caneiros em madeira, que se destinavam à irrigação dos campos vizinhos. *2. A designação Meziões deve ser a forma adulterada de "Homeziões", sinónimo de adversários, inimigos; nas proximidades do local fica o "Arraial", onde acamparam as tropas almoadas, comandadas pelo miramolim de Marrocos Joseph-Aben-Jacub, antes do ataque e destruição do castelo em 1184.