Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Santo António

Capela de Santo António

O ponto de interesse Capela de Santo António encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Torres Novas (Santa Maria no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Convento franciscano capucho, maneirista e barroco com igreja de fachada sem torres e empena envolutada, com nártex vazado por tripla arcada. No interior nave e capela-mor abobadadas. O interior é revestido de silhares de azulejos barrocos, assentes em rodapés marmoreados, com remates recortados.

Planta longitudinal, composta por 2 rectângulos justapostos, correspondentes à nave e capela-mor, a que se adossam anexos. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 1 e 2 águas. Fachada principal virada a NO., com empena ladeada por volutas contracurvadas e encimada por pequeno frontão semicircular, com pináculos e cruz no topo; cunhais rusticados sobrepujados por pináculos sobre acrotérios; no piso inferior rasga-se uma tripla arcada com arcos em asa de cesto, com conchas nos fechos, apoiados em colunas toscanas; ao fundo do nártex uma porta de verga em arco segmentar; no 1º piso uma porta-janela de verga idêntica e balcão em ferro; abaixo do frontão um nicho enquadra um painel de azulejos em azul e branco figurando Santo António, datado de 1875. A fachada lateral virada a NE. mostra um corpo mais baixo adossado ao corpo da igreja, vazado por janelas rectangulares, embebendo parcialmente os contrafortes aí existentes; junto à fachada principal um muro baixo protege o acesso aos anexos e ao coro alto. INTERIOR: nave rectangular com cobertura em abóbada de berço redondo, apoiada em cimalha envolvente; um arco toral demarca a zona reservada ao coro alto, sobreposto ao nártex, antecedido de balaustrada em madeira; nas paredes laterais os vãos entaipados e emoldurados de antigos confessionários; do lado do Evangelho um púlpito com caixa de madeira apoiada em mísula de cantaria; junto aos altares colaterais, nos alçados laterais da nave, vãos entaipados e emoldurados assinalam o espaço outrora destinado a altares laterais; altares colaterais em madeira pintada com frontões segmentares, com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e de São Joaquim; sobre o arco triunfal um nicho enquadrado por volutas guarda um crucifixo. Nos alçados laterais silhares em azul e branco, com cenas da vida de Santo António (lado da Epístola) e de São Francisco (lado do Evangelho), apoiados em rodapé de marmoreados, com remate contracurvado, ladeado por urnas; nos tímpanos dos frontões emblemas alusivos aos 2 santos. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço redondo mais baixa, unida à nave por arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas; em cada um dos alçados laterais um silhar de azulejos em azul e branco, com cenas da vida dos 2 santos; no altar-mor retábulo com frontão contracurvado e colunas ladeando a tribuna, pintado de cores vivas, com as imagens de São Francisco e de Santa Quitéria; do lado da Epístola um nicho com uma lápide com a seguinte inscrição: "Sendo Guardiam deste convento o irmão frei Francisco Xavier se tresladarão do convento do Egipto para este lugar os ossos do irmão frei Boaventura religioso de muita virtude a 17 de Março de 1731"; do mesmo lado uma mísula serve de apoio a uma imagem de São Domingos.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cobertura de telha cerâmica. Molduras e colunas em cantaria. Pavimento em madeira e cantaria. Azulejos em revestimento. Madeira entalhada nos retábulos.

Observações

A tela da tribuna, hoje no Museu de Torres Novas, representando a Adoração dos Pastores, atribuída a António Campelo, pintor italianizante da 2ª metade do séc. 16, foi encomendada para a capela dos Pessoa de Amorim, em Torres Novas, sendo mais tarde oferecida à capela de Santo António pelo visconde de São Gião (Caetano: 1992).