Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Liteiros

Capela de Liteiros

O ponto de interesse Capela de Liteiros encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Torres Novas (Santa Maria no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela de planta longitudinal, com fachada ladeada por torre sineira, interior com nave com tecto em madeira, capela-mor profunda, abobadada; espacialidade postridentina.

Planta longitudinal composta, nave e capela-mor de planta rectangular justaposta. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas. Fachada principal virada a E. de pano único enquadrado por cunhais apilastrados coroados com pináculos, rematado por empena contracurvada com cruz na parte terminal; portal axial com lintel arquitravado e a data gravada de 1747, janela sobreposta de verga recta encimada por cruz; adossada do lado direito a torre sineira prismática, rasgada por 4 ventanas de verga semicircular e coberta por coruchéu prismático; do lado esquerdo uma pequena sineira. Fachada posterior enquadrada por cunhais apilastrados, com empena contracurvada. Fachada lateral S. composta pelos corpos da nave e da capela-mor, rasgados por portal lateral e janela, respectivamente. Na fachada N. o volume adossado do anexo, rasgado por porta de verga recta. INTERIOR: nave com tecto em madeira de 3 planos longitudinais, coro alto em madeira sobre o portal, com acesso por escadas; à direita rasga-se o vão de acesso à capela baptismal, sob a torre; segue-se a base do púlpito adossada ao paramento (desapareceu a caixa) e um arco semicircular de acesso a um altar lateral, que se repete na parede do lado contrário; na zona dos altares peanhas para imagens; arco triunfal semicircular sobre pilastras toscanas. Capela-mor coberta por abóbada de berço e paredes laterais parcialmente cobertas por azulejos de padrão polícromo seiscentista, com painéis figurativos em azul e branco: Santa Marta do lado do Evangelho, São Sebastião do lado da Epístola.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada. Cantaria em molduras. Telha cerâmica. Azulejos em revestimentos internos. Pavimento em pedra e tijoleira.

Observações

Em 1758 a ermida era sede de uma confraria. Em 1760 tinha 3 altares, o maior dedicado a Nossa Senhora do Rosário, o do lado do Evangelho a São Marcos, o da Epístola dedicado a Santo António.