Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa no Largo da Ponte do Ral, n.º 7 a 8B

Casa no Largo da Ponte do Ral, n.º 7 a 8B

O ponto de interesse Casa no Largo da Ponte do Ral, n.º 7 a 8B encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Torres Novas (São Pedro) no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Casa nobre que compreendia as duas casas actuais, de planta rectangular, dele resta ainda, no cunhal NO., a pedra de armas dos Pimenta do Avelar e a meia coluna, com o mascarão e a concha de remate. As 2 casas mostram evidentes traços do restauro do séc. 19, sobretudo a da Rua 1º de Dezembro, com o seu remate de balaústres em faiança.

Edifícios com planta rectangular. Massa simples com cobertura diferenciada em telhados de 2 e 3 águas. A fachada principal da casa situada junto ao rio, virada a O., é composta por 3 panos compartimentados por pilastras e por cunhal parcialmente rusticado; o primeiro pano junto ao rio, rasgado por 2 portas, com a pedra de armas dos Pimenta do Avelar, tem apenas 1 piso e é encimado por ampla varanda, rodeada por vedação em ferro; os panos seguintes, encimados por sanca moldurada, de 2 pisos divididos por faixa, mostram no térreo portas e 1 janela de verga recta e uma porta de verga semicircular, no piso superior 2 janelas e 3 portas-janelas de peitoril e guardas em ferro; a pedra de armas dos Sousa do Prado, para aqui transferida, está adossada ao 2º pano, entre 2 portas-janelas. A fachada N. é composta pelo piso térreo a que se sobepõe um grande terraço, rasgado por janelas de guilhotina; para o terraço abre a fachada recuada do mesmo lado, a que se adossa um corpo rasgado por amplas janelas. O edifício contíguo mostra uma fachada rematada por balaustrada em faiança apoiada em sanca moldurada, acompanhando em altura e rasgamentos a fachada do edifício vizinho: no piso térreo rasga-se um arco semicircular de acesso ao tunel que o atravessa, ladeado por montras de lojas, no piso superior 4 portas-janelas com guardas em ferro, 2 com balcão, 2 apenas com peitoril. Na fachada posterior, no passadiço por cima do tunel, uma janela bífora, de vergas redondas, com uma meia-coluna central apoiada num mascarão e encimada por concha, com tratamento bastante popular.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e caiada. Cantaria em molduras. Telha cerâmica. Balaustrada em faiança. Caixilhos e portadas em madeira.

Observações

(1) Referidos no Regulamento do PDM como "Edifícios nºs 7, 8, 8A e 8B do Largo da Ponte do Ral com pedras de armas dos Pimenta do Avelar, constituíndo frente de acompanhamento do conjunto edificado" e "Pilastra e carranca sobre o arco de passagem entre a Rua do 1º de Dezembro e a Rua de Trás os Muros". (2) Os Pimenta do Avelar eram descendentes de Àlvaro Pires do Avelar, pagem de lança e moço fidalgo de D. Afonso V. (3) A Ponte do Ral é também conhecida como Ponte do Ralo e Ponte do Raro.