Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Teatro Maria Noémia

Teatro Maria Noémia

O ponto de interesse Teatro Maria Noémia encontra-se localizado na freguesia de Meia Via no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Arquitectura civil cultural, ecléctica. Teatro de planta rectangular, de desenvolvimento longitudinal e em dois pisos, tendo corpo anexo adossado à fachada lateral. Volume simples, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Frontaria assinalada por porta rasgada a eixo, encimada por balcão a quase a toda a largura e rematada por frontão triangular ladeado por acrotérios e pináculos. Insere-se no grupo de auditórios de planta rectangular, de cena contraposta, com uma sala dotada de plateia e camarotes de primeira ordem organizados em U. Tem um palco de configuração quadrangular, com pendente, e sub-palco.

Planta rectangular, desenvolvida perpendicularmente à via de circulação. Volume simples com cobertura homogénea em telhado de duas águas. À fachada lateral SO. está adossado corpo de planta rectangular, de um piso, com cobertura em terraço. Frontaria virada a NO., composta por dois corpos: o corpo do teatro, de dois pisos, com cunhais rematados por acrotérios com pináculos, encimada por frontão triangular; no piso térreo rasga-se uma porta de verga em arco segmentar, ladeada por duas janelas, no piso superior três portas antecedidas por balcão corrido com guarda em ferro, assente em mísulas de pedra; no tímpano abre-se um óculo; o corpo lateral, rasgado por porta, é encimado por guarda em ferro resguardando o terraço. Na fachada lateral SO. o volume mais baixo do anexo rematado por terraço, com acesso por escada exterior, e a fachada do teatro, rasgada por janelas e uma porta de acesso ao balcão. INTERIOR: O acesso à sala faz-se através de um átrio; o acesso ao balcão faz-se pelo terraço de remate do corpo lateral, através de escada a céu aberto; no piso térreo deste corpo precárias instalações sanitárias, unidas à plateia por corredor. Espaço cénico: AUDITÓRIO - sala de planta rectangular, constituída por dois espaços independentes ligados pela boca de cena em madeira, em arco abatido (4, 30 m x 3, 80 m), e lugares para o público distribuídos por plateia e camarotes de primeira ordem. Plateia com pendente, com cadeiras de madeira todas amovíveis; pavimento de madeira e paredes rebocadas e pintadas a cal, sendos nos lambris usada pigmentação de óxido de ferro e nas restantes superfícies cor branca; tecto em madeira verde escuro. Os camarotes organizam-se num U com guarda em madeira, também de cor verde. Espaços técnicos e de cena: PALCO - com largura de 7, 20 m e profundidade de 7, 15 m, pendente de 2, 5 %, paredes verdes, soalho de madeira disposto perpendicularmente à boca de cena e sem acesso de carga directo à rua.Dispõe de sub-palco de estrutura fixa em madeira, utilizado também como foyer, bar, além de nele se situarem os camarins.

Materiais

Estrutura em alvenarias mistas de tijolo maciço, pedra e cal. A fachada principal é rebocada e pintada a cal com soco do mesmo material pigmentado a ocre; vãos guarnecidos de pedra de cantaria bojardada e pintada a branco; caixilharias de madeira com vidro simples, guarda da varanda em ferro forjado. No interior, pavimento da entrada em mosaico industrial, sala com pavimento de tacos de madeira, paredes rebocadas e pintadas a cal com aditivo de óxido de ferro a marcar o lambril; balcão com pavimento de soalho á portuguesa, guarnição dos vãos interiores de madeira e guardas em painéis de madeira pintada de cor verde garrafa. Tecto em forro de madeira pintado a verde garrafa

Observações