Capela manuelina com fachada de empena triangular, antecedida por galilé, nave única com tecto em madeira e capela-mor com abóbada de nervuras. Abóbada da capela-mor caracteristicamente manuelina com panos separados por nervuras assentes em mísulas facetadas e decorada com combados; arco triunfal e arco do portal com arquivoltas em arco quebrado e colunelos; decoração das colunas do alpendre e das mísulas da capela-mor com motivos da gramática decorativa manuelina. Na capela funcionou uma «roda de engeitados», que ainda subsiste no anexo do lado N..
Planta longitudinal, composta pela justaposição da nave rectangular e da capela-mor hexagonal, a que se adossa a sacristia e a casa da roda do lado N. e uma galilé a O.. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a nave, de 1 água sobre a sacristia, de 3 águas sobre a galilé. Fachada principal virada a poente, com empena triangular e galilé adossada estribada em 6 colunas com pedestais elevados, fustes redondos ornamentados e anel intermédio; portal de arco quebrado com arquivoltas, ladeado por janelas molduradas de verga recta. Fachada posterior facetada. Em cada um dos alçados laterais rasga-se uma janela rectangular moldurada; no alçado N. o volume da sacristia e da sala da roda. No INTERIOR nave única com tecto em madeira de 3 planos; sobre os altares colaterais 2 nichos com imagens (do lado da Epístola um conjunto escultórico quinhentista representando Nossa Senhora da Piedade). Arco triunfal quebrado, com arquivoltas sobre colunelos. A nave é rodeada por silhar de azulejos de padrão polícromo seiscentista, que contornam também os nichos dos altares colaterais, a porta e as 2 janelas; sobre a porta um painel figurativo da mesma época representando a Anunciação; os frontais dos altares colaterais são forrados por azulejos de aresta hispano-mouriscos. No alçado lateral N. púlpito rococó com dossel em talha dourada. Pia de água benta quinhentista. A capela-mor é coberta por abóbada de nervuras de 5 panos desiguais apoiada em mísulas, centrada por nervura de combados formando um círculo, decorada com florões e rosetas; no fecho a pedra de armas dos Almeidas, senhores de Abrantes. Silhar de azulejos de padrão seiscentista nas paredes da capela-mor. A imagem quinhentista da padroeira apoia-se numa peanha forrada com azulejos de rendas. O frontal do altar é coberto por azulejos de aresta e de corda seca. Na sacristia uma teia de balaústres em madeira e um painel de azulejos setecentistas figurando Nossa Senhora de Monserrate, com uma invulgar iconografia: 2 anjos serram a árvore onde pousa a Virgem com o Menino.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco. Cantaria em molduras e portais. Coberturas em telha cerâmica. Pavimento em cantaria (capela) e tijoleira (sacristia). Tecto da nave em madeira.
Observações