Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Casa e Capela da Quinta de Caniços

Casa e Capela da Quinta de Caniços

O ponto de interesse Casa e Capela da Quinta de Caniços encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Brogueira no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela com empena angular, nave e capela-mor abobadadas, sineira sobre o corpo da sacristia, anexos inicialmente destinados à habitação dos jesuítas. Linguagem erudita do portal com o seu frontão triangular interrompido e a decoração relevada da moldura.

Planta composta por vários corpos poligonais adossados. Volumes articulados na longitudinal com coberturas diferenciadas em telhado. A fachada principal virada a N. eleva-se em 2 corpos de 1 piso: a capela, enquadrada por cunhais e rematada por empena angular com cruz no vértice, rasgada por portal com moldura com ornatos geométricos relevados e frontão triangular interrompido, ladeado de janelas laterais molduradas; no lintel a data inscrita de 1686; no tímpano a sigla dos jesuítas: IHS; um segundo corpo com cimalha rectilínea, rasgado por porta de verga em arco segmentar, ladeada por 2 janelas molduradas de verga recta. A fachada lateral O. é composta por 2 corpos de diferente altura: um primeiro corpo correspondente ao alçado lateral da capela e da sacristia, de remate em cimalha, com 1 piso e 2 panos enquadrados por cunhais e separados por pilastra, vazados por 2 janelas e 1 porta molduradas; um segundo corpo de 2 pisos com beirado e pequena sineira junto à sacristia, rasgado por 2 portas e 2 janelas no térreo, por janelas de peitoril com guardas em madeira, igualmente molduradas, no piso superior. Fachada lateral E. formada por 2 corpos, de 1 e 2 pisos, rasgados por janelas e portas de vergas rectas molduradas. Na fachada posterior, virada a S., 2 corpos de empena angular, o da esquerda recuado, de 2 pisos, o da direita com 2 pisos e sótão, ambos rasgados por janelas de verga recta. No INTERIOR a capela mostra nave e capela-mor justapostas, com abóbada de berço redondo e sanca moldurada envolvente, separadas por arco triunfal semicircular sobre pilastras; um lambril de azulejos de padrão polícromo neo-seiscentista envolve as paredes; no altar-mor um retábulo em mármore e pedra calcária, ladeado por 2 nichos nos mesmos materiais; debaixo dos nichos, dos lados do altar, 2 portas estabelecem a comunicação com a sacristia. Os restantes edifícios foram totalmente remodelados, nada restando do espaço original.

Materiais

Alvenaria de pedra e cal, rebocada e pintada; molduras, cunhais e pilastras em pedra calcária; portas e janelas em madeira e vidro; paredes internas rebocadas e estucadas, com acabamento de pintura; pavimentos em madeira, pedra e tijoleira; azulejos em revestimentos murários.

Observações

*1: Referido no PDM de Torres Novas, DR 30, de 5 de Fevereiro de 1997. *2: Um tombo realizado em 1768 referia nas casas da quinta uma torre e uma varanda sobre o rio Almonda, adegas, lagares e currais nas suas imediações, um pombal e um moínho junto ao rio. *3: A quinta foi outrora conhecida como de São Caetano de ao pé do Paúl.