Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Ermida de Santo António, no lugar de Soudos

Ermida de Santo António, no lugar de Soudos

O ponto de interesse Ermida de Santo António, no lugar de Soudos encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Olaia e Paço no municipio de Torres Novas e no distrito de Santarém.

Arquitectura religiosa, barroca. Capela com fachada de pano único com pequena sineira na empena da fachada lateral, interior com uma nave com tecto em madeira, capela-mor e capela lateral da nave abobadadas; espacialidade postridentina. Fachada principal com empena de perfil movimentado de gosto barroco.

Planta longitudinal composta, nave e capela-mor justapostas, a que se adossam anexos a N. e a S.. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 2 e 1 águas. Fachada principal virada a E. de pano único enquadrado por cunhais apilastrados encimados por pináculos, com empena contracurvada e moldurada com cruz no vértice; portal axial de lintel arquitravado, sobre o qual assenta janelão de verga em arco segmentar; na porta a data inscrita de 1762 e do seu lado esquerdo um pequeno painel de azulejos representando Santo António. Na fachada lateral S. rasga-se porta com janelão idênticos e adossa-se o corpo de uma capela lateral, encimada por cupulim; uma pequena sineira apoia-se na empena próximo da fachada principal; na verga da porta a data de 1747. A fachada N. é envolvida por anexos. Fachada E. enquadrada por cunhais apilastrados com empena angular. INTERIOR: nave única com tecto de 3 planos longitudinais em madeira, coro alto com balaustrada em madeira, sobre a porta principal, assente em colunas toscanas; um silhar de azulejo recente envolve as paredes; do lado do evangelho um arco semicircular de acesso ao baptistério, púlpito adossado com caixa em madeira e base em cantaria; no lado da epístola rasga-se um arco de acesso à capela lateral, com pedra de fecho lavrado e pilastras toscanas, vedado por portas com bandeira de vidros coloridos; a capela tem abóbada de berço redondo iluminada por cupulim e retábulo com a imagem de Nossa Senhora das Dores; nos ângulos da nave junto ao arco triunfal 2 altares com retábulos joaninos em talha dourada sobre fundo branco; arco triunfal semicircular com pedra de fecho lavrada apoiado em pilastras toscanas. Capela-mor com abóbada de berço redondo; nas paredes laterais 2 janelas molduradas entaipadas e 2 portas de comunicação com a sacristia e anexo; retábulo joanino em talha policromada, rasgado por tribuna.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e caiada; tecto da nave em madeira. Cantaria em molduras, arcos e pilastras. Telha cerâmica. Azulejos em revestimentos internos. Pavimento em madeira, cantaria e materiais cerâmicos.

Observações

Em 1758 existiam na ermida 3 altares: o altar-mor dedicado a Santo António, o colateral do Evangelho a Nossa Senhora da Purificação, onde estava o sacrário com o Santíssimo Sacramento, o colateral da Epístola dedicado ao Senhor da Via Sacra; na ermida tinha sede uma irmandade dedicada ao Santíssimo Sacramento.