Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Palácio Ferreira Pinto Basto

Palácio Ferreira Pinto Basto

O ponto de interesse Palácio Ferreira Pinto Basto encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, oitocentista. Palácio que tipologicamente oscila entre palacete e prédio de rendimento, dada a manutenção de algumas características da primitiva construção - designadamente, o tipo de implantação isolada e articulada com jardim, a definir quarteirão - e outras directamente resultantes das transformações que o mesmo sofreu, com vista ao desempenho de novas funções, nomeadamente hotel

Planta em U, volumetria escalonada, cobertura efectuada por telhados a 3 e 4 águas. De 5 pisos (um deles apenas visível no alçado lateral E.), alçados em reboco pintado com soco e cunhais de cantaria, sendo a abertura de vãos predominantemente de verga recta com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. No alçado principal a N., a organização da fachada surge em 3 corpos, defenidos não só pela diferenciação de tratamento dos vãos como pelo tipo de remate que exibem. Distingue-se módulo central, cujo embasamento, revestido com placagem de cantaria, se apresenta rasgado a eixo por portal de verga curva ladeado por 2 janelas de peito com guarda metálica. Os 2 pisos superiores exibem, cada um, 3 janelas de sacada de verga recta destacada, sobrepujada por apontamentos escultóricos relevados, servidas por varandim comum de base em cantaria e guarda em ferro fundido (destaca-se a janela central do andar nobre, sobrepujada por caixa de relógio). Quanto aos módulos laterais, idênticos, estes exibem vãos com tratamento e disposição análoga aos do módulo central, revelando-se contudo mais simplificados no 1º e 2º andar, aqui animados por janelas de sacada de verga recta destacada servidas individualmente por varandins. O edifício é superiormente rematado por cornija continuada, acima da qual se eleva, ao nível dos módulos laterais, um 4º piso - definido pela presença de janelas de sacada e rematado por platibanda em muro com pináculos nos extremos - interrompido, sobre o módulo central, por platibanda em balaustrada (ao nível da cobertura, registam-se 3 trapeiras). Os alçados laterais, a E. e O., exibem pano de muro animado pela abertura de fenestrações de peito, solução também observada no alçado posterior, composto por 3 corpos, com o central recuado, relativamente aos que o delimitam (excepto nos 2 últimos pisos dos corpos extremos, rasgados por janelas de sacada de verga recta recortada). INTERIOR: reconhece-se um eixo axial longitudinal (corredor com cobertura em abóbada de berço) articulado, nos extremos - coincidentes com os alçados principal e lateral - com átrios. No que respeita ao átrio principal, este permite o acesso a uma escadaria que se desenvolve contiguamente ao alçado E. e assegura a ligação a todos os pisos; quanto ao átrio posterior, o mesmo articula-se por meio de escadaria de lanços curvos convergentes com o jardim em terraço, e numa cota superior ao referido átrio. No lado S. da propriedade regista-se edifício anexo que delimita a zona arborizada e serve de apoio ao imóvel principal.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira.

Observações

*1 - trata-se de decorações primitivas do 2º quartel do século passado.