Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Edifício na Rua do Lumiar, n.º 104 a 106

Edifício na Rua do Lumiar, n.º 104 a 106

O ponto de interesse Edifício na Rua do Lumiar, n.º 104 a 106 encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar e comercial novecentista, com decoração revivalista. É de planta rectangular, com dois pisos e águas-furtadas, com a fachada principal rematada por cornija e ampla platibanda plena, rasgada por fenestrações de verga recta, com molduras de cantaria, tendo zona residencial e loja.

Planta rectangular simples e regular, com volumetria paralelepipédica simples e disposição vertical, evoluindo em dois pisos, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, com água-furtada. Fachada principal, virada a NO., de lote estreito, com dois pisos definidos por friso de cantaria, rematada por cornija e platibanda plena, interrompida pela mansarda, de embasamento saliente, em cantaria, flanqueada por algerozes pintados de verde, e com os vãos, de perfil rectilíneos, dispostos simetricamente. No piso inferior, surgem duas portas, com largas molduras salientes, a do lado esquerdo de acesso aos pisos superiores, protegida por porta de duas folhas com postigos, e a oposta de acesso à zona comercial com porta de duas folhas, em metal e vidro simples. No piso superior, duas janelas rectilíneas de dimensões distintas e molduras de cantaria, protegidas por caixilharias de alumínio, com bandeira, que abrem para sacada corrida, composta por bacia de cantaria assente em quatro mísulas, e guarda metálica vazada, em colo de cisne, possuindo elementos geométricos e fitomórficos estilizados. Entre os vãos, surge um registo de azulejo figurativo, em monocromia, azul sobre fundo branco, com representação hagiográfica, da "Aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos"; encontra-se rodeado por moldura policroma, de concheados assimétricos, em roxo manganês, ocres e verdes. A platibanda é rematada por cornija e interrompida por sacada com guarda metálica, com elementos vegetalistas e enrolamentos; para esta abre a mansarda, com remate em empena angular, de onde evoluem festões, rematada em friso e cornija, com o friso marcado por três elementos lanceolados salientes; é rasgada por janela rectilínea e moldura simples. As fachadas laterais estão adossadas, sendo visível, no lado direito, a parede corta-fogo. INTERIOR do antigo estabelecimento comercial com pavimento em tijoleira vidrada, tectos falsos e paredes percorridas por azulejos cinzentos, formando silhar; a zona residencial não foi observada.

Materiais

Estrutura em alvenaria mista, rebocada; modinaturas, sacadas, cornija, friso em cantaria de calcário; festão em estuque; guardas em ferro fundido; porta de madeira; caixilharias em alumínio e vidro simples; painel de azulejo industrial; cobertura exterior em telha cerâmica.

Observações