Arquitectura residencial, setecentista. Palácio.
De planta em U, o edifício apresenta uma volumetria uniforme, constituída por paralelipípedos rectângulos cobertos por telhados a 4 águas. Na fachada principal (N.), de um só corpo, distinguem-se 5 módulos de igual altura (3 pisos), delimitados por pilastras. O módulo central, com placagem de cantaria, apresenta no piso térreo 3 vãos em arco de volta inteira, fazendo-se pelo central, de maior largura, o acesso ao interior do palácio. No piso nobre abrem-se 3 janelas de sacada com verga curva dando para uma varanda corrida guarnecida de balaústres em calcário. O módulo central termina-se por uma composição triangular onde, em torno de um óculo, se distinguem vários motivos vegetalistas relevados. Os panos de muro laterais, em cujo piso térreo existem estabelecimentos comerciais, apresentam 2 ordens de janelas e coroamento por platibanda ornada de balaústres. No interior há a destacar: o átrio - com painéis de azulejos setecentistas azuis e brancos, figurando cenas galantes, encimados por vasos recortados; a escadaria - de mármore, de um só lanço, coberta por abóbada em arco abatido, decorada por estuque levemente relevado; o pátio interior - onde se observam 2 registos azulejares de forma sensivelmente triangular figurando São Francisco (1760) e São Marçal.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro fundido e forjado, azulejos, estuque pintado, mármore, madeira.
Observações
*1 - DOF:..Palácio Valada - Azambuja / Palácio dos Condes de Azambuja e azulejos do séc. XVIII. Zona Especial de Proteção Conjunta do Bairro Alto e edifícios classificados na zona envolvente.