Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Convento dos Grilos

Convento dos Grilos

O ponto de interesse Convento dos Grilos encontra-se localizado na freguesia de Beato no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitetura religiosa, maneirista e barroca. Convento de Eremitas Descalços de Santo Agostinho, de planta retangular composto por igreja e anexos conventuais no lado esquerdo, desenvolvido em torno de dois claustros.

As antigas dependências conventuais, organizadas em torno da primitiva quadra em alas de planta rectangular cobertas por telhados a 2 águas articuladas nos ângulos. A igreja organiza-se dentro de um rectângulo reconhecendo-se uma só nave (para a qual abrem 3 capelas laterais intercomunicantes), transepto inscrito e capela-mor profunda, tendo como resultante uma volumetria de paralelepípedo rectângulo, com cobertura a 2 águas. Desenvolvendo-se contiguamente ao lado S. da igreja, surge a massa arquitectónica das antigas dependências conventuais, cuja fachada se apresenta organizada em 3 níveis animados pelo rasgamento de janelas rectangulares de emolduramento simples e verga curva. No extremo S. deste corpo, destaca-se um pano de muro delimitado por pilastras de cantaria, no qual se rasgam e sobrepõem a eixo um portal em arco de volta inteira e 2 janelas de sacada, com emolduramento de cantaria. A fachada principal da igreja, a E., à qual se acede por 3 degraus, organiza-se em 2 níveis, os quais são verticalmente divididos em 3 panos de muro por pilastras lisas. Na parte central abrem-se, ao nível do piso térreo, 3 arcos de volta inteira que permitem o acesso à galilé (rectangular), e, no 2º piso, 3 janelões de verga encurvada e sobrepujados de áticas. O coroamento faz-se por frontão triangular com fogaréus e cruz nos acrotérios. Os panos laterais apresentam, ao nível térreo, 2 pequenos vãos quadrangulares com malheiro de ferro e, no andar superior, 2 janelões rectangulares. Adossado ao muro S. da igreja e recuado relativamente ao plano da fachada desenvolve-se o corpo da torre sineira, de secção quadrada. No interior, abrem para a nave única coberta, por abóbada de berço com lunetas e ostentando decoração em estuque, 6 capelas laterais, de planta rectangular, cobertas por abóbada de berço transversal e dotadas de altares de talha dourada. No eixo dos arcos de volta inteira que dão acesso às capelas, delimitadas por cancelos de madeira, abrem-se janelas rectangulares iluminantes do espaço interior. Adossado ao muro E., sobre a galilé, a porta de entrada e o guarda-vento, eleva-se o coro-alto, assente sobre arco abatido. No transepto, também coberto por abóbada de berço (de aresta, no cruzeiro), observam-se altares de talha dourada nos muros de topo. A capela-mor, coberta por abóbada rebaixada, com lunetas e decorativamente idêntica à da nave, apresenta nos muros laterais um lambril de placagem de mármores polícromos e 2 janelões rectangulares de verga encurvada. O retábulo integralmente de mármore, é lateralmente delimitado por colunas torsas e pilastras sobrepujadas de anjos e superiormente rematado por frontão curvo onde é reconhecível uma pedra de armas rodeada por palmas. Sob o vão central do camarim e respectivo trono, observam-se 3 nichos albergando imagens de madeira estofada.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuques pintados, madeira dourada e pintada, ferro forjado.

Observações