Arquitetura científica, neoclássica. Observatório astronómico, de feição neoclássica. O Observatório Astronómico de Lisboa foi construído em obediência ao projecto do Observatório Astronómico de Poulkova (Rússia), segundo planos cedidos pelo seu director, William Struve. É o Observatório Nacional português, instituição de referência para o estabelecimento da hora legal e publicação de dados astronómicos (almanaques e astronovas). A sua importância científica e histórica, em conjunto com a sua colecção, biblioteca e arquivo, não tem par no país. Os antigos edifícios de habitação, como o E., devido à sua utilização permanente, têm sido alvo de algumas obras de transformação e manutenção, encontrando-se descaracterizado o seu uso inicial. O do lado O. manteve até aos nossos dias o seu uso inicial, tendo sido gradualmente desabitado e mantém ainda as características construtiva originais. O jardim envolvente mantém ainda algumas das espécies exóticas originais.
Conjunto de edifícios que formam o Observatório. O EDIFÍCIO PRINCIPAL é de planta cruciforme, com os braços orientados segundo os pontos cardeais, constituída por um corpo central de secção octogonal rodeado por quatro corpos de menores dimensões orientados segundo os pontos cardiais. A porta principal rasga-se no corpo S., precedida por arcadas coroadas por um frontão triangular; no piso inferior do corpo central, sala circular circundada por galeria octogonal, reconhecendo-se no pavimento, em embutidos de mármore, uma rosa-dos-ventos; o piso superior deste corpo é rematado por uma cúpula giratória em ferro *2.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro fundido, madeira.
Observações
*1 - DOF:..Tapada da Ajuda (conjunto intramuros). *2 - esta ficha tem correspondência às fichas de inventário da Universidade de Lisboa (UL): UL_ OAL_IM001; UL_OAL_COL001; UL_OAL_ARQ001; UL_OAL_BIB001. *3 - O edifício central é regularmente visitado por grupos escolares e universitários, assim como por público geral mediante marcação prévia, incluindo a visita aos diversos itens da colecção de instrumentos; mensalmente realizam-se palestras públicas sobre temas relacionados com a Astronomia; esporadicamente, realizam-se no Observatório outras actividades, como por exemplo lançamento de livros, conferências, aulas de mestrado e gravação de programas televisivos.