Portal de Cidadania

Edifícios na Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 B

Edifícios na Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 B

O ponto de interesse Edifícios na Calçada do Desterro, n.º 13 a 13 B encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Edifício residencial multifamiliar pombalino de uma certa sobriedade, cuja articulação é feita de maneira harmónica. É de realçar as janelas de guilhotina preenchidas pela estrutura de pequenos vidros quadrangulares, que dão um certo ritmo à sua leitura, bem como o telhado tipo Mardel.

Planta em L composta pela articulação de 2 corpos rectangulares, apresenta volumes escalonados, sendo a cobertura efectuada por duplos telhados a 4 águas, em mansarda com trapeiras. Implantado de forma a acompanhar o declive do terreno, apresenta alçado principal em 2 corpos dispostos desniveladamente entre si. O edifício compõe-se de 3 pisos - um deles ao nível da cobertura - exibindo paramento em reboco pintado ritmado por abertura de vãos de verga curva com emolduramento simples de cantaria a ritmo regular. A presença de janelas de peito de guilhotina é predominante, excepto ao nível do corpo a N., que ostenta no último piso, 2 janelas de sacada com varandins em ferro forjado; neste corpo destaca-se no 1º andar a existência, entre 2 janelas, de um painel azulejar policromo recortado, em forma de medalhão e com a representação de Nossa Senhora do Carmo. Relativamente à organização da compartimentação interna, esta caracteriza-se pela complexidade, reconhecendo-se 1 fogo isolado com acesso apenas pelo nº 11 (no corpo a S. com alçado orientado a S.); o nº 13 corresponde à entrada principal (o mesmo corpo mas com alçado orientado a E.), verificando-se a existência de escada conducente aos pisos superiores - nos quais se regista 1 habitação por piso - que bifurca ao nível do 1º andar para o corpo a N. pelo qual se acede ao mesmo.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira

Observações