Arquitetura religiosa, maneirista, barroca. Igreja paroquial com fachada maneirista, robusta e com linhas simples e simétricas, dividida por 4 pilastras, com o pano central mais largo. O edifício é encimado por um nicho central ladeado por aletas e coroado por frontão triangular, e 2 torres sineiras coroadas por elementos de formas bulbosas. Interior bastante rico em talha barroca, estilo Joanino e de grande qualidade. Segundo Robert Smith, é uma das Igrejas mais importantes que caracterizam a "fase madura" da talha do estilo Joanino.
Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor, um anexo adossado na fachada E. e um edifício na fachada posterior. Soco e pilastras em cantaria. Cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal a S., de acentuada verticalidade seccionada por 4 pilastras, sendo o pano central mais largo que os laterais. Pano central: é rasgado por um pórtico coroado por frontão em arco contracurvado e é ladeado por 2 portas com frontões curvos coroados por pinhas. Na prumada destas 2 pequenas janelas rectangulares encimadas por 3 janelas, a central com frontão curvo e as laterais frontão triangular. Panos laterais: são rasgados por várias janelas frestas. Corre a fachada entablamento sobrepujado por platibanda e sobre esta ergue-se, ao centro, um nicho com imagem, ladeado por aletas e coroado por frontão triangular com cruz sobre acrotério. A ladear este nicho e na prumada dos panos laterais, 2 torres (só a de SE. é que tem sino) rasgadas nas 4 faces e com cobertura em forma bulbosa. As fachadas laterais são seccionadas por 4 pilastras e rasgadas por 3 janelas simples de vão rectangular. Interior bastante rico em talha dourada. Coro, iluminado por 3 janelas, assente sobre 3 arcos de madeira. 6 capelas laterais, 3 em cada lado, inscritas em arco pleno e encimadas por 3 tribunas, em cada lado, com janelas iluminantes, ligadas interiormente por corredor. Arco cruzeiro pleno, ladeado por 2 altares inscritos em arcos plenos. 16 telas, emolduradas em talha dourada, decoram todos os espaços das paredes da nave, do arco cruzeiro e das tribunas, representando cenas do Velho e do Novo Testamento. O tecto da nave tem 15 quadrelas com pintura alusiva a emblemas Eucarísticos, tendo a central, uma figuração de anjos. Capela-Mor de pequenas dimensões e com grande profusão em talha dourada, revestindo os nichos, o retábulo, a tribuna e o trono para a exposição do Santíssimo, as ilhargas e o tecto, usando colunas salomónicas e pseudo-salomónicas, volutas, atlantes em forma de pequenos homens ou de anjos vestidos, aletas, pássaros, folhagem, flores, cabeças de anjos. O tecto finge uma abóbada dividida em painéis com medalhões, figurando os símbolos Evangélicos no meio de folhas de acanto e de palmas.
Materiais
Alvenaria, cantaria, madeira, vidro, e telha.
Observações