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Universidade Lusíada

Universidade Lusíada

O ponto de interesse Universidade Lusíada encontra-se localizado na freguesia de Belém no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, setecentista. Casa de planta em L, que envolve uma zona ajardinada, e se integrava numa quinta de maiores dimensões. Fachada principal dividida em vários panos simétricos, revelando uma reforma de influência pombalina, com vários panos, o central mais simples e com remate alteado e curvo, possuindo dois corpos torreados laterais, mais elevados, tendo coberturas duplas, a imitar os pagodes, de dois pisos, com varandas nos superiores, protegidas por grades de ferro forjado. No extremo direito, a capela adossada, integrando-se no esquema de simetria da fachada, mas marcada por uma sineira rematada por cornija curva. O interior tem acesso por amplo vestíbulo, com escadas frontais de guardas plenas almofadadas e com arranques volutados, que levam a uma dependência que liga ao jardim e às alas laterais do imóvel. Estas apresentam azulejo figurativo azul e branco, representando, essencialmente cenas galantes, de produção setecentista, possuindo alguns acrescentos do séc. 20, nomeadamente nas sobreportas e janelas. A capela segue os esquemas pombalinos, de planta longitudinal simples, com cobertura em falsa abóbada de berço, com apainelados pintados, com as paredes revestidas a azulejo figurativo, representando a Paixão de Cristo, tendo, na parede testeira, painel com a imagem do orago, rodeado por moldura pintada e dourada; tem altar em forma de urna, encimado por sacrário em forma de templete. Edifício situado numa área de ocupação de cariz eminentemente aristocrática, exteriormente equilibrado, harmonioso mas com certa simplicidade, principalmente no corpo central, com beirados dos telhados salientes e de pontas recurvadas e utilização de mansardas na fachada posterior. Os telhados salientes surgem nos corpos torreados que dinamizam a fachada, ostentando, no segundo piso, os panos recuados, dando origem a varandas com guardas de ferro forjado, uma delas, sobre a capela, de maiores dimensões e possuindo azulejo monocromo, cercado por moldura azul, o mesmo tipo que surge nas antigas zonas de serviço, na cave, e nas floreiras que surgem adossadas às guardas dos pátios da cave. De destacar o vestíbulo, com uma escada de aparato bem lançada, com arranque volutado e decorado por almofadados, tendo, no topo, quatro colunas jónicas que sustentam um enorme arco abatido que marca o final desta dependência. Esta possui uma série de azulejos recortados sobre um silhar de pedra torta, ornado por apainelados de festões e carrancas, que representam, na forma de damas e cavalheiros, as Estações do Ano, desconhecendo-se qual o significado desta sala, uma vez que o vestíbulo original ficava no lado O., possuindo o palácio um eixo longitudinal. As várias dependências possuem azulejo figurativo, em monocromia, de azul cobalto sobre fundo branco, excepto a sala a que acede o vestíbulo, a azul manganês, representando cenas galantes e pastoris, uma delas com alusões musicais, possuindo esta sala um tecto pintado com anjos em glória, rodeados por acantos, carrancas e festões. A biblioteca tem dois andares de armários em talha pintada de branco e dourada. Algumas fachadas mantêm as caixilharias de guilhotina. A capela possui um notável revestimento de azulejos, representando a Paixão de Cristo, tendo o tecto apainelado, onde se distinguem, em estuque, as figuras dos Evangelistas. O que subsiste do jardim revela uma zona formal, com quatro canteiros, que centram caminho crucífero, onde surge um lago com repuxo.

Conjunto de edifício que ocupa parte de uma antiga Quinta, composta pela casa nobre, cuja fachada posterior abre para jardim de planta rectangular, circunscrito por dois corpos de execução recente, um rectangular, no eixo de um dos braços do L, com cobertura metálica plana e executado em metal e vidro, e um, de maiores dimensões, de planta rectangular irregular, constituído por vários corpos que se foram adossando, executados em madeira e betão, com coberturas metálicas diferenciadas em telhados planos, de duas e quatro águas. No lado direito deste, o acesso a esta zona de aulas, composto por portão rectilíneo e amplo espaço para estacionamento. Adossados, dois edifício de três pisos, com coberturas diferenciadas a duas águas, com trapeiras, que também faz parte do complexo da Universidade. O EDIFÍCIO PRINCIPAL é de planta em L, composta por um corpo virado à via pública, com dois corpos torreados laterais, e um perpendicular a este no extremo direito, ambos de plantas rectangulares simples, com coberturas diferenciadas em telhado de quatro águas neste último e de duas águas no principal, marcado, na fachada posterior, por seis trapeiras, possuindo, sobre os corpos torreados, cobertura a quatro águas, em dois níveis, imitando a estrutura dos pagodes. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, percorridas por embasamento de cantaria e rematadas em friso, cornija e beirada simples, que se alteia de forma curva na zona central da fachada principal. Fachada principal, virada a S., dividida em sete panos por pilastras toscanas colossais, algumas com gárgulas e encimadas por urnas do tipo Médicis; os três centrais são protegidos por grade de perfil semielíptico, intercalada por acrotérios de cantaria, com remate em ponta de diamante; estes evoluem em dois pisos, correspondendo à cave, de que se visualizam sete janelas jacentes com molduras de cantaria, protegidas por grades metálicas, e o piso superior, com sete janelas de peitoril rectilíneas e com molduras de cantaria, assentes em pequenas mísulas e recortadas na zona superior; as centrais são mais elaboradas, surgindo duas com remates em cornija e uma com friso côncavo e pedra de fecho, encimada por frontão triangular. Todas elas estão protegidas por estores brancos. Os corpos torreados são semelhantes, com dois pisos, o inferior com portões em arco abatido com fechos salientes, que se prolongam até ao segundo piso, tendo molduras recortadas de cantaria; encontram-se protegidos por portas de madeira almofadadas, a do lado esquerdo com bandeira envidraçada possuindo grade metálica vazada, e são ladeados por óculos ovalados, com molduras de cantaria e protegidos por grades metálicas. O segundo piso é recuado, dando origem a uma pequena varanda com guarda em ferro forjado pintada de verde, formando elementos enrolados e possuindo acrotérios, de onde partem dois mastros, para onde abrem três portas janelas com molduras recortadas, as laterais rectilíneas e a central formando um alteamento e uma curvatura, que interfere no remate da fachada, que acompanha esta forma. Os panos exteriores são estreitos e com dois pisos, o do lado esquerdo com porta de verga recta e moldura simples de cantaria, encimado por varanda semelhante à anterior e dividida por elemento de cantaria curvo, para onde se abre porta janela rectilínea com moldura recortada. O pano do lado direito, corresponde à Capela, com porta de verga recta e dupla moldura recortada, com pingentes laterais, encimado por óculo ovalado, com dupla moldura, a exterior formando volutas, rematando em cornia onde assenta sineira em arco de volta perfeita, tendo aletas volutadas e sobrepujada por cornija curvilínea; esta interrompe a guarda balaustrada da varanda do piso superior, mais profunda que as anteriores, para onde abre porta rectilínea, tendo os paramentos laterais revestidos a painéis de azulejo monocromo branco, com cercadura azul e remate em cornija de cantaria. Fachada posterior com três pisos e três panos, os laterais formando os corpos torreados. O piso inferior abre por portas e janelas de verga recta para dois pátios abertos, protegidos, ao nível do segundo piso por guardas metálicas, a que se adossam floreiras revestidas a azulejo monocromo. O piso intermédio possui porta central em arco de volta perfeita com fecho saliente e moldura recortada, rematando em cornija angular, flanqueado por quatro janelas de peitoril com moldura recortada e ampla. O piso superior tem duas janelas de peitoril em arco abatido com molduras recortadas em cantaria e com caixilharias de guilhotina. Cada corpo torreado tem três janelas rectilíneas no piso inferior e duas em arco abatido no superior, todas com molduras simples. O outro braço do L tem, na face E., o piso inferior com janelas de peitoril rectilíneas, encimadas por janelas em arco abatido, todas com molduras simples. INTERIOR com acesso por vestíbulo rectangular, com as paredes parcialmente rebocadas e pintadas de branco, percorridas por silhar de azulejo de pedra torta, com 7 azulejos de altura, formando apainelados recortados, onde surgem carrancas e festões de flores, encimados por doze figuras sobre plintos profusamente decorados, em azulejo recortado, em monocromia, azul de cobalto sobre fundo branco, representando os doze meses do ano, identificados por cartela inferior; tem cobertura em abóbada de aresta, rebocada e pintada de branco e pavimento em lajeado de calcário. No topo, surgem duas portas de acesso às dependências do piso inferior, correspondentes às antigas zonas de serviço, com as paredes totalmente revestidas de azulejo branco, liso, limitado por cercadura com motivos geométricos, de linhas curvas, azul em fundo branco. No centro do vestíbulo, escadaria de aparato em cantaria de calcário, com guardas plenas do mesmo material, formando almofadados e com colunas de arranque volutadas. O patamar tem, sobre a guarda, quatro colunas jónicas, que sustentam um arco abatido que marca o topo do vestíbulo; acede a porta em arco abatido, ladeada por janelas com o mesmo perfil e moldura recortada, que acedem a uma ampla sala, com pavimento em parquet e tecto plano, rebocado e pintado de branco, percorrida por silhar de azulejos, em monocromia de azul cobalto sobre fundo branco, com rodapé esponjado, sobre o qual surgem seis painéis de composição figurativa, com 10 azulejos de alto, representando cenas galantes, envolvidas por molduras de enrolamentos de folhagem, possuindo cartelas ornadas por "ferronerie"; as sobrejanelas possuem azulejos recortados, com cenas galantes. Esta sala dá acesso directo ao jardim, às alas laterais e, através de escada, ao piso inferior. Do conjunto de dependências, destacam-se três salas, com pavimentos em cantaria branca e vermelha, formando axadrezado, ornadas por silhares de azulejo, em monocromia, azul cobalto sobre fundo branco, com rodapé esponjado, de roxo manganês, com um azulejo de altura. Uma das salas (6) possui dois painéis com cenas de música, com 10 azulejos de altura, envolvidos por molduras de motivos geométricos, carrancas e quadraturas, que se repetem nos painéis de enchimento; por cima das cinco portas, painéis recortados com figuras infantis com grinaldas, cesto, ramos de flores e instrumentos musicais. A sala tem tecto plano pintado, com painel circular central, contendo uma glória de anjos, rodeada por acantos e friso de entrelaçados, possuindo sanca curva, também pintada com carrancas, festões e enrolamentos. Possui fogão de sala em cantaria de calcário, flanqueada por pilastras e rematando em cornija. Uma outra sala (7) possui dois painéis com 10 azulejos de altura, representando cenas campestres e a hora do chá, envolvidos por cercaduras e painéis de enchimento semelhantes aos anteriores. No extremo O., surge a biblioteca, no local da antiga entrada do edifício, organizada em dois andares, com os armários de madeira pintada de branco e dourado. No lado oposto, a capela, de planta longitudinal simples, com paredes revestidas a azulejo monocromo, azul cobalto sobre fundo branco, representando nos painéis que ladeiam o portal João de Arimateia e a "Prisão de Cristo", surgindo, nas paredes da nave o "Caminho do Calvário" (Evangelho) e a "Crucificação" (Epístola); tem pavimento em lajeado de calcário e cobertura em falsa abóbada de berço abatido, assente em cornija de cantaria, possuindo vários apainelados pintados a imitar calcário rosa e amarelo, onde surgem quatro medalhões com as figuras em estuque dos quatro Evangelistas. Na parede testeira, altar-mor em forma de urna, encimado por banqueta dourada com sacrário em forma de templete, e painel com pintura do orago, envolvido por moldura de talha dourada, recortada e volutada, rematando em querubim e cornija angular. É ladeado por duas portas de verga recta, com moldura dourada e folha pintada de verde e dourado, almofadada, encimadas por painel rectilíneo sustentado por mísulas, contendo dois anjos que sustentam cartela com símbolos da Paixão. No lado direito, surgem dois edifícios de três pisos, rematados por platibanda balaustrada, rasgados uniformemente por vãos em arco de volta perfeita, com fecho saliente e moldura simples de cantaria, tendo ao centro, sacadas de perfil curvo, com guardas de ferro forjado. O jardim é rectangular, formado por quatro canteiros rectilíneos, que delimitam duas alas crucíferas, pavimentadas a terra batida, tendo, no centro, um pequeno lago com murete de cantaria, tendo, ao centro, repuxo; no fundo do jardim, um tanque rectangular.

Materiais

Estrutura em alvenaria de calcário rebocada e pintada; pilastras, modinaturas, cunhais, pavimentos, escadarias, colunas, cornijas, sineira em cantaria de calcário; silhares de azulejo monocromo tradicional; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; estuque; coberturas em telha.

Observações

*1 - DOF: Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha, incluindo os seus jardins; Zona Especial de Proteção conjunta da Capela de Santo Amaro, da Casa Nobre de Lázaro Leitão Aranha, do Palácio Burnay e da Sala designada Salão Pompeia no antigo Palácio da Ega. *2 - a casa tinha uma sala vaga, certamente o vestíbulo, para onde abriam três portas, com panos azuis bordados, iluminado por duas lâmpadas; a Casa Grande tinha as paredes cobertas a seda azul, formando 14 apainelados grandes e 22 pequenos, com molduras douradas, tendo cortinas de pano branco da Índia; a sala vaga era ladeada por duas dependências semelhantes, com 6 painéis grandes da China, emoldurados a ouro e cortinas semelhantes à anterior; a Câmara tinha as paredes pintadas de azul, com 22 quadros em seda da China, com molduras estreitas e, na alcova, 6 painéis grandes, com molduras azuis e brancas; o Camarim tinha quatro painéis grandes da China, em seda, com molduras azuis e brancas e seis portas com cortinas; é ladeado por duas dependências semelhanres, cada uma com 12 painéis, com molduras azuis e brancas; os Mezzaninos da parte de Lisboa tinham sete quadros da China e figuras bronzeadas, assentes em peanhas douradas; Casa sobre a estrada com decoração semelhante à anterior; Casa sobre o jardim com 7 painéis e 22 lâminas redondas com molduras douradas; a 2.ª casa tinha 8 painéis da China; os Mezzaninos da parte de Belém com 7 portas com cortinas, no toucador 3 portas e as paredes revestidas a chita, como na alcova; duas casas sobre o jardim, com portas protegidas por cortinas; as janelas e sobreportas tinham vidraças inglesas; na cave, uma bomba, uma banca de cozinha, duas arcas para cevada e trigo e um cepo para cortar; as fontes tinham água perene; na Quinta, dois pombais com muitos pombos (LAMAS, pp. 146-147). *3 - nestes autos, surge uma descrição do Palácio, com entrada pelo lado O., através de vestíbulo abobadado e com pavimento em calçada à portuguesa, havendo outra no lado oposto, que serve de cocheira, tendo escada de pedraria, que leva ao Salão nobre e a oito dependências, tendo capela, com tribuna e porta pública; do salão, sai, de cada um dos lados, escadaria que liga a quatro dependências altas, uma delas com uma varanda grande, com águas-furtadas e uma cave com abóbadas, onde se situam sete dependências,incluindo a cozinha, despensa e oficinas; do Salão Nobre liga-se ao jardim, com lago e 10 estátuas de pedra, surgindo um largo com mais seis estátuas e, no fim da Quinta, dois poços, um deles com nora e tanque, estando, junto dele, a casa do caseiro e pombal; pela quinta, surgiam outras construções (LAMAS, pp. 172-173).